Filiado a
Filiado a Fenajud

Na manhã desta quinta-feira (23), o SindjusRS e a Abojeris encaminharam conjuntamente Ofício (clique e leia na íntegra) à Presidência do Tribunal de Justiça trazendo importantes dados sobre a pandemia do Covid-19, sobre a falta de fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI) para diversas categorias de trabalhadores que desenvolvem atividades essenciais e sobre o panorama de prorrogação das medidas contra o novo coronavírus em outros Tribunais. 

 

  De acordo com o levantamento das entidades, foram divulgados 45.757 casos de brasileiros infectados pelo Covid-19, dentre eles, 2.901 vieram a óbito. Contudo, há pesquisas que demonstram com clareza que existe um grave problema de subnotificação no país e no estado do RS, conforme apontam o Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde – grupo que reúne dezenas de universidades e entidades de pesquisa – e o estudo encomendado pelo governo do RS e coordenado pela UFPEL. De acordo com os estudos, o Brasil já pode ter 500.000 casos de infecção pelo novo coronavírus.

 

Outro grave problema é a falta de EPI’s para trabalhadores que estão na linha de frente do combate à pandemia e que exercem atividades externas emergenciais, como é o caso dos Oficiais de Justiça, assistentes sociais e psicólogos do Poder Judiciário. Além de se exporem a sérios riscos de contágio, os servidores podem se tornar transmissores do vírus, agravando a sua disseminação. 

 

Atentos ao crescimento das infecções e óbitos no Brasil e no mundo, outros Tribunais do país já determinaram a prorrogação por tempo indeterminado das medidas contra a pandemia, dentre as quais, a manutenção do isolamento social, teletrabalho e atendimento às demandas de urgência. TST, STJ, e CNJ já publicaram atos que prorrogaram essas medidas.

 

O Sindjus e a Abojeris requereram, por fim, uma audiência com o Presidente do TJRS para debaterem especificamente sobre o enfrentamento da pandemia, solicitaram a prorrogação do isolamento social por período indeterminado, a melhoria no fornecimento de EPI’s para os profissionais que realizam atividades externas e o fornecimento de vacinas contra a Influenza comum e a H1N1. 

 

Segundo o Diretor de Comunicação do SindjusRS, Emanuel Dall’Bello, “estamos avançando em direção ao ponto crítico da curva de infecção do Covid-19 no Brasil, o que nos leva a aumentarmos consideravelmente nossa preocupação com a efetiva manutenção do isolamento social para que não tenhamos que vivenciar cenários desastrosos como como na Itália, Espanha e agora ainda pior, nos Estados Unidos da América. Precisamos preservar as vidas de todos e estarmos unidos para combatermos esta grave crise epidemiológica.”