CIRS

“A política não se situa no pólo oposto ao de nossa vida. Desejemos ou não, ela permeia nossa existência, insinuando-se nos espaços mais íntimos.” Angela Davis
Criado nos anos 2000, o Coletivo pela Igualdade Racial do Sindjus (CIRS) retomou sua atuação junto ao Sindicato em 11 de dezembro de 2020, após um hiato de mais de cinco anos.
Conforme censo realizado pelo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2021, o percentual de servidores negros e negras no Tribunal de Justiça do RS é de 4,2%, ficando em penúltimo lugar no país; entre os magistrados, o percentual é de 1,9% e o de estagiários é 16,8%. Por isso, uma das primeiras ações do Coletivo foi atuar junto ao TJRS para exigir o cumprimento das resoluções 336/2020 (cotas para estágios) e 203/2015 (cotas para servidores e magistrados).
Desde então já realizamos dois Encontros Antirracista do CIRS. O primeiro realizado em 2021, na cidade de Pelotas, resultou no documentário Sociedade dos Grilhões – Para enegrecer a Justiça.
A partir dessa ação, em 2022, o CIRS passou a atuar na articulação com entidades da sociedade civil organizada, movimentos e sindicatos, onde com mais de 60 entidades construimos o Novembro Antirracista Unificado, que foi uma soma de esforços na construção de uma pauta integrada de lutas para fortalecer o combate ao racismo.
Lutamos por igualdade, pluralidade, democracia, justiça social e contra toda forma de discriminação. Entendemos que a pauta antirracista deve ser prioridade dentro da atuação sindical. Por isso, queremos contar com tua contribuição para debater e pensar políticas públicas de promoção da igualdade racial. Vamos juntos na construção de propostas e ideias para enfrentar o racismo e conquistar uma sociedade mais inclusiva.
Entre em contato pelo e-mail igualdaderacial@sindjus.com.br ou pelo WhatsApp dos colegas Marco Velleda (51)981946604 ou Luiz Mendes (51)997392607.