O Sindjus e as demais entidades estaduais que integram a Frente dos Servidores Públicos (FSP/RS), reuniram-se nesta semana com o secretário-executivo do Gabinete do Vice-Governador, Janir Branco.

Na ocasião, os servidores dialogaram sobre a necessidade da abertura de uma mesa de negociação para tratar da revisão geral anual. Ainda no mês de janeiro foi protocolado, pela Frente, um ofício pedindo a constituição dessa mesa e relembrando  que,  durante a campanha, o vice-governador manifestou que travaria um diálogo permanente junto às categorias de servidores para tratar e encaminhar os pleitos.

“Queremos o cumprimento do que foi dito na época eleitoral e também a apresentação do índice da revisão geral anual, que está previsto na Constituição. No acumulado, as perdas salariais dos servidores públicos são superiores a 60%, o que impacta de forma profunda o poder aquisitivo, especialmente dos aposentados, que ainda sofrem com o aumento de alíquota previdenciária”, destacou o secretário-geral do Sindjus, Fabiano Zalazar.

Outro ponto debatido foi a questão da uma sobretaxação por parte  do IPE Saúde e os prejuízos, caso o governo do Estado concretize a proposta, impactará os servidores. O secretário Janir Branco comprometeu-se em levar os pleitos das entidades ao vice-governador, Gabriel Souza. A expectativa é que no prazo de uma semana o governo indique seu posicionamento sobre a questão.