As representações das entidades que integram a Frente dos Servidores Públicos do (FSP) já apresentaram ao governo Leite a demanda pela revisão geral do funcionalismo público. As diretoras do Sindjus/RS, integrante da Frente, Joseane Bronizaki e Janete Togni participaram da comitiva que foi até o Palácio Piratini nesta quarta-feira (25).

Na sede do governo estadual, os dirigentes foram recebidos pelo chefe de gabinete da Casa Civil, Jonatan Bronstrup, e solicitaram agenda com o governador Eduardo Leite (PSDB) para tratar do tema e de outras prioridades das categorias do funcionalismo, como reajuste do vale-refeição, a garantia de um IPE Saúde solidário e de qualidade e o fim da contribuição previdência para os aposentados e aposentadas, tópicos expressos em documento assinado pela FSP e entregue ao representante do governo. Na ocasião, os servidores do sistema de Justiça foram representados pelo presidente da ASJ, Paulo Olympio.

Aos representantes presentes no momento, foi assinalado o prazo até a primeira quinzena de fevereiro para definir a realização da audiência.

O que é Revisão Geral Anual?

É uma previsão constitucional, de atribuição exclusiva do chefe do Poder Executivo, no caso o governador, para repor as perdas inflacionárias dos servidores públicos. Nos quatro anos de governo Leite, a regra foi aplicada somente em 2022, quando o reajuste foi apenas 6%, pouco mais que a metade da inflação de 2021 (10,06%).

Em 20 de dezembro de 2022, a Assembleia Legislativa aprovou reajuste dos vencimentos do governador (32%), do  vice-governador (47%) e dos deputados estaduais (16%). Todos os índices acima da inflação de 2021.

Por isso, através da Frente dos Serviços Públicos (FSP), vamos cobrar a revisão geral no índice igual ao do vice-governador ou no mínimo o mesmo concedido aos deputados. Essa será a luta a partir de fevereiro: reivindicar valorização e respeito do governo e dos parlamentares.