O prazo da declaração foi prorrogado pela Receita Federal essa semana, então até o dia 31 de maio é possível destinar até 6% do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) devido para os fundos de infância e juventude ou de idosos, sendo 3% para cada.

Ao destinar recursos para os fundos, os servidores estão, ainda que indiretamente, contribuindo com centenas de entidades e projetos que prestam serviços sociais e assistenciais nas áreas de infância e juventude e para idosos.

O Sindjus abraçou a iniciativa idealizada pelo oficial escrevente da Comarca de Tramandaí, Marcos Figueiró, que é comunicador em uma rádio local, e iniciou uma campanha explicando como fazer as doações no IRPF, em parceria com o servidor da Receita Federal, Fábio Bursch Salvador (veja abaixo o vídeo).

“Durante este um ano de pandemia, muitas entidades tiveram redução significativa das doações que recebiam. Então, a doação através do imposto de renda é umas das formas de destinar recursos indiretos para quem está precisando”, informa o coordenador-geral do Sindjus, Fabiano Zalazar.

A doação só é possível no “modelo completo”, e a destinação serve tanto para reduzir o valor do imposto a pagar, como para aumentar o valor da restituição. Importante: o limite para a doação é calculado pelo próprio sistema de Declaração do Imposto de Renda.

Como doar?

• Opte pelo modelo completo
  • Selecione a opção “Doações Diretamente na Declaração” (selecione a opção “Criança e Adolescente” e/ou “Idoso”
  • Selecione a opção o fundo que você deseja destinar (você pode dividir os valores entre os fundos nacional, estadual e municipal da infância e juventude e do idoso)
  • Imprima o DARF e pague até o dia 31 de maio

Outras formas de colaborar

O Sindjus, junto com o Coletivo de Solidariedade, também está realizando uma campanha permanente de doações em dinheiro, que serão revertidas mensalmente na aquisição de máscaras, álcool gel, alimentos e produtos de higiene, e destinados às comunidades em vulnerabilidade social.

Para colaborar é só acessar a plataforma de doações: https://bit.ly/vakinha-solidariedade-nos-une

A primeira doação será nesta quinta-feira (15/4) nas Ocupações Império, São Luiz e Nossa Sra. Aparecida, localizadas na Zona Norte de Porto Alegre.