Filiado a
Filiado a Fenajud

Encontro para organização do Coletivo acontece no próximo dia 11

Dentro do compromisso de ampliação dos espaços de diálogo dentro da atividade sindical, e da construção coletiva da luta sociais, o Sindjus está retomando o Coletivo pela Igualdade Racial do Sindjus. A primeira atividade será um encontro virtual no próximo dia 11 de dezembro, às 9h, por meio da plataforma Google Meet. As inscrições devem ser feitas em bit.ly/ColetivoCIRS.

O encontro terá a seguinte pauta:

  1. Análise de conjuntura;
  2. Desigualdade racial no judiciário e o cumprimento das Resoluções 203/2015 e 336/2020 do CNJ;
  3. Próximas atividades.

Durante o mês de novembro, foram realizadas duas reuniões com servidores e servidoras negros e negras de diversas comarcas, que iniciaram o processo de retomada do Coletivo. A proposta deliberada na última reunião preparatória é que o coletivo possa reunir e fortalecer a luta de colegas negras e negros, mas que também conte com o engajamento de todos os servidores e servidoras que atuam na luta antirracista. 

Para o primeiro encontro desta nova etapa, o Coletivo pela Igualdade Racial do Sindjus vai debater a presença e os desafios dos negros no Judiciário, em especial no RS. Um dos focos é avaliar o cumprimento das Resoluções 203/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para cargos efetivos, e a Resolução 336/2020 do CNJ, que determina a reserva de 30% das vagas nos programas de estágio do Poder Judiciário, mesmo percentual da Administração Pública Federal. 

Os servidores e servidoras que estão articulando a retomada do coletivo também convidaram para o encontro a bancada negra eleita para a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, composta por cinco lideranças jovens do movimento negro, e que representam um avanço histórico na luta antirracista.

Serviço:
O quê? Retomada do Coletivo pela Igualdade Racial do Sindjus (CIRS)
Quando? 11 de dezembro (sexta-feira), às 9h
Inscrições: bit.ly/ColetivoCIRS