A direção do Sindjus retomou na primeira semana de março as rodadas de visitas a comarcas do interior do estado. Nesta quinta-feira (5), o diretor de Comunicação Emanuel Dall’Bello e a diretora de política e formação sindical, Márcia Amaro, estiveram em Pelotas e, na sexta-feira (6), visitaram unidades de trabalho em Rio Grande. As visitas e atividades de integração foram estabalecidas pela atual gestão como medidas descentralizadoras e de  ampliação da participação democrática na construção da luta sindical.

Em Pelotas, foi realizado o primeiro dos quatro encontros regionais temáticos sobre o mês da mulher. Com o tema central ““Desafio das Mulheres no século XXI”, o evento contou com a presença de Lígia Maria Ávila Chiarelli (professora e pesquisadora da UFPEL), Diná Lessa Bandeira,  (mestra em comunicação social, Conselheira dos Direitos da Mulher), e dezenas de servidoras da comarca. Como destacou a diretora Márcia Amaro, “homens também foram convidados. A ideia é promover a conscientização sobre como enfrentar e desconstruir o machismo dentro de cada um e cada uma de nós e, para isso, é fundamental ouvir e aprender”, pontuou. Durante o mês de março, mais três encontros serão realizados, nas comarcas de Passo Fundo, Caxias do Sul e Porto Alegre. Um dos objetivos das atividades é também iniciar a organização do primeiro encontro estadual de mulheres do Judiciário gaúcho, que deve ocorrer no mês de junho.

Na sexta-feira, os representantes sindicais estiveram na comarca de Rio Grande para dialogar com servidores, acolher impressões, prestar informações, tirar dúvidas e esclarecer sobre as principais pautas trabalhadas pelo sindicato no momento. “Estamos resgatando o trabalho de base, fundamental para a construção das linhas de atuação do sindicato. É fundamental estar onde os trabalhadores estão, ouvindo e conhecendo a realidade de cada comarca, para definirmos nossas ações de maneira acertada e condizente com as necessidades da categoria”, ponderou Emanuel.