Filiado a
Filiado a Fenajud

A campanha do Sindjus contra o retorno das atividades presenciais do Judiciário ganha as ruas de Porto Alegre. Nesta terça-feira (16), um outdoor foi instalado na avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, em frente ao prédio do Ministério Público e entre os prédios do Foro Central e Tribunal de Justiça. A ideia é sensibilizar a sociedade sobre o risco de retomar a rotina presencial nos locais de atendimento, e pressionar o TJRS para que reconsidere a decisão de autorizar o retorno do expediente externo (atendimento à população em geral) a partir do mês de julho, bem como do retorno dos trabalhadores às atividades presenciais. Conforme destacam os diretores do Sindjus, não há garantia de proteção à saúde nem dos servidores, nem dos usuários dos serviços da Justiça estadual.

 

Outra preocupação dos dirigentes é com as medidas de segurança adotadas em relação aos servidores que já retornaram às atividades presenciais. Segundo o secretário geral, Valter Macedo, o sindicato já recebeu desde esta segunda-feira (15) diversas denúncias de irregularidades, desde a falta de equipamentos de proteção individual e de medidor de temperatura corporal para ingresso nos prédios, até assédio moral por parte de juízes para que os trabalhadores realizem o expediente integral, desrespeitando determinações de horário diferenciado. “Esses relatos apenas reforçam o que já alertamos. Não há como viabilizar o retorno seguro neste momento. A pandemia segue avançando, e as autoridades devem agir com a cautela que o momento exige. Estamos buscando de todas as formas levar todos esses elementos ao TJRS para que recue desta decisão”, acrescentou Macedo.

 

O Sindjus orienta o envio de denúncias sobre problemas no retorno ao trabalho presencial para o Tribunal de Justiça do RS através dos emails
cgj@tjrs.jus.br, gab1vicepres@tjrs.jus.br e duvidas.coronavirus@tjrs.jus.br com cópia para o canal do sindicato: contato@sindjus.com.br, para que haja o acompanhamento e atuação da entidade no auxílio da resolução da demanda. Há também os seguintes telefones do TJRS para questões relacionadas ao coronavírus: 51 997843718 e 51 998064072, assim como os telefones do sindicato.