Filiado a
Filiado a Fenajud

Em cumprimento às decisões aprovadas pela categoria na última Assembleia Geral Extraordinária ocorrida no dia 30 de abril, o Sindjus integrará uma série de atividades de mobilização em defesa dos servidores públicos durante o mês de maio.

Na próxima quinta-feira, 6 de maio, o sindicato integra mobilizações do dia nacional de lutas, orientando aos servidores a mobilização entre 9h e 12h. A partir das 10h, haverá um ato virtual transmitido pelas redes do Sindjus/RS em defesa da vida e contra a arbitrariedade institucional. Participarão da atividade representantes de diversas entidades de servidores do sistema de Justiça, para alertar sobre a importância das medidas de segurança para garantir a vida dos trabalhadores durante a pandemia e sobre a necessidade de barrar a reforma administrativa. O Sindjus reforçará o pleito ao TJRS para estabelecer o SIDAU em bandeira vermelha e o fornecimento de equipamentos de segurança adequados para todos os servidores que trabalharem em regime presencial.

No dia 10 de maio, terça-feira, representantes do Sindjus/RS estarão em Brasília para um ato convocado pela Fenajud em frente ao Congresso Nacional, que será realizado a partir das 14h e transmitido nos canais de comunicação das entidades integrantes. As instituições participantes destinarão recursos para a compra de cestas básicas que serão doadas a comunidades carentes da capital federal. Na mesma data, representantes da classe estarão em audiência pública sobre a PEC 32 (reforma administrativa) na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, na qual terá espaço de fala em defesa da categoria.

No dia 13, também orientado pela Fenajud, ocorre Ato Nacional dos Judiciários Estaduais, em que as entidades farão um grande evento com a participação de servidores e servidoras de todo o país, fortalecendo a mobilização contra a reforma e o retorno ao trabalho presencial, por vacina para toda a população e em defesa dos serviços públicos. “Temos uma agenda intensa de ações nos próximos dias, precisamos da adesão máxima por parte dos servidores em cada atividade para fazer efetiva pressão pelas nossas demandas”, pontuou o diretor de política e formação sindical do Sindjus e coordenador da Fenajud na região sul, Marco Velleda.

Além disso, uma nova Assembleia Geral deverá ser convocada pelo Sindjus/RS ainda neste mês, com o objetivo de promover avaliação das atividades e deliberação de novas mobilizações.