São 32 anos de história em defesa da classe dos servidores e das servidoras da Justiça Estadual do Rio Grande do Sul.

Em 08 de novembro de 1988, O Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul – Sindjus-RS, era fundado, na esteira dos ventos democráticos trazidos pela Constituição Federal de 1988, após anos de ditadura militar que condenaram os sindicatos brasileiros ao ostracismo.

A etimologia da palavra “sindicato” vem do grego, “syn-dicos”, que significa aquele que defende a justiça. Assim o Sindjus-RS tem procurado agir nesta história que vem sendo escrita e construída coletivamente.

Nesses 32 anos, o Sindjus-RS, entidade filiada à Federação Nacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras da Justiça nos Estados, tem lutado por melhorias nas condições de vida e de trabalho dos servidores e servidoras da justiça rio-grandense, defendendo nossos direitos e interesses em questões decorrentes da relação de trabalho, atuando em colaboração com as demais entidades da sociedade civil organizada na defesa de interesses comuns e busca pela ampliação dos direitos fundamentais de todos os cidadãos e cidadãs e às instituições brasileiras, como prevê o nosso estatuto.

São muitos anos de história, muitas lutas, campanhas, movimentos históricos, greves, vitórias e mesmo derrotas, as quais nos trazem valiosos ensinamentos também, e uma tradição de defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Seguimos em constante evolução e busca permanente por avanços para a classe trabalhadora, em especial àqueles a quem defendemos.

Viva os servidores e as servidoras da Justiça e viva a classe tabalhadora! Vida longa ao Sindjus-RS!

Unir, lutar, resistir e vencer!