O Seminário promovido na tarde desta sexta-feira (18) pela Frente dos Servidores Públicos do RS trouxe diversos tema necessários para subsidiar a luta sindical na defesa do Estado ideal, com serviço público de qualidade e trabalhadores valorizados. Uma grande tarde de formação para servidores e lideranças sindicais de diversas categorias do setor público do RS, para entender os mecanismos políticos que movem decisões econômicas nocivas para a maioria da população.

A atividade contou com apresentações de Fausto Augusto Júnior, diretor técnico do Dieese, Juliane Furno, Economista Chefe do IREE, Anelise Manganelli, economista do Dieese e Mestre em Desenvolvimento Econômico e Carlos Paiva, Mestre e Doutor em Economia, articulista e membro do grupo executivo de debates da Rede Estação Democracia.

Sucessivos governos de direita implantaram e se serviram de instrumentos legais para fundamentar a visão neoliberal na gestão pública e no tratamento destinado ao funcionalismo público, promovendo precarização, desvalorização e consequente empobrecimento. Dados apresentados pelos painelistas evidenciam que a realidade não embasa o discurso do Estado mínimo. A atual configuração mostra uma situação de déficit de pessoal para a prestação de serviços, defasagem remuneratória não pela falta de recursos, mas porque parte significativa do orçamento é drenada para uma dívida “impagável”.

Na avaliação de todos, é unânime que cabe à classe trabalhadora organizada a responsabilidade de mobilizar e manter a luta para enfrentar os retrocessos e impedir novos ataques.

Confira o Seminário na íntegra: