A direção do SindjusRS realizou a primeira reunião com o presidente do Tribunal de Justiça (TJRS), Alberto Delgado Neto, que tomou posse no começo de fevereiro para conduzir o TJRS no biênio 2024/2026.

A audiência marca um novo momento de diálogo com a gestão do Tribunal com o objetivo de avançar nas principais demandas dos servidores: questões remuneratórias, saúde e tecnologia, temas principais abordados pelo Sindjus durante a reunião.

Durante a reunião, o presidente do TJRS sinalizou sobre o interesse da Administração no diálogo com as entidades para o avanço das principais demandas das servidoras e servidores; citou a importância do reajuste os vencimentos básicos, pois são os valores levados para a aposentadoria; e também sinalizou com estudos para que a progressão seja superior aos 50% previstos na regulamentação. Delgado apontou, ainda, que vai analisar o pedido do Sindjus para a criação de um espaço institucional de diálogo para a revisão do PCCS e das demais demandas.

Os dirigentes do SindjusRS avaliaram a reunião como positiva, pois sinalizou para a abertura de canais de diálogo e de participação, assim como na adoção de medidas que tenham como foco melhores condições de trabalho para as servidoras e servidores.

Saiba mais sobre os principais temas apresentados pela direção do Sindjus:

Pauta remuneratória

Durante a reunião, o coordenador-geral do Sindjus, Osvaldir Rodrigues, colocou como um dos pontos centrais a revisão do Plano de Carreira e a participação do Sindicato na comissão criada pelo TJRS.

A revisão do PCCS é fundamental porque engloba diversos pontos de reivindicação da categoria para como o reajuste na matriz salarial, que também contempla os aposentados, ajustes nas avaliações de desempenho, progressão e promoção, plantões e também a organização do trabalho.

O dirigente também falou da expectativa que o presidente Delgado atue junto ao governo do Estado para assegurar a revisão geral anual e a reposição das perdas inflacionárias.

Saúde

Os dirigentes do Sindicato também destacaram a importância de ações que já estão sendo desenvolvidas, como os projetos de atenção à saúde integral, e a necessidade de avançar ainda mais nas pautas, já que os índices de afastamento e adoecimento aumentaram de forma relevante no último período, especialmente relacionados à saúde mental.

Neste sentido, o Sindjus se colocou à disposição para contribuir de forma política e técnico-científica, já que está reestruturando o Núcleo de Saúde, com a atuação de uma nova profissional que também atua em instituições renomadas e na academia.

Tecnologia

A direção do Sindjus abordou, ainda, a necessidade de ajustes em relação aos processos tecnológicos em andamento no Tribunal. Questões como as metas, percentual de pessoas em teletrabalho, funcionamento dos Sistemas, precisam de ajustes e um olhar atento da Administração para que não resultem em adoecimento.

Ao fim da reunião, o Sindicato entregou um documento ao presidente Delgado, detalhando as demandas e solicitando uma nova audiência para aprofundar os temas.

O Sindjus foi representado pelos dirigentes: Osvaldir Rodrigues (Coordenador-Geral), Fabiano Zalazar e Janete Togni (Secretaria-Geral), Joseane Bronizaki (Patrimônio e Finanças) e Valter Macedo (Política e Formação Sindical). Além do presidente do TJRS, Alberto Delgado Neto, participaram o 2º vice-presidente, Sérgio Blattes, e a 3ª vice-presidenta, Lusmary Turelly da Silva.