Filiado a
Filiado a Fenajud

A quinta-feira (12/8) foi marcada como um dia de lutas contra a Reforma Administrativa na comarca de Osório, no litoral norte gaúcho. A cidade é base eleitoral do Deputado Federal Alceu Moreira (MDB/RS), que compõe a Comissão Especial que analisa a PEC 32 no âmbito da Câmara de Deputados, em Brasília. A atividade faz parte da agenda de lutas unificadas do funcionalismo estadual contra o projeto, definida pela Frente dos Servidores Públicos do RS (FSP/RS).

Os diretores do Sindjus/RS Valter Macedo e Marco Velleda acompanharam o ato representando o sindicato, e organizaram as servidoras e servidores da região para ampliar a mobilização e cobrar uma posição contrária do deputado em relação à Reforma. O protesto ocorreu na praça da Matriz, e teve início às 11h, contando com a presença de mais de 100 pessoas, dentre os quais treze servidores do Judiciário local. A intenção da FSP é percorrer as bases eleitorais dos parlamentares federais do RS para pressionar e alertar a população sobre os efeitos negativos da reforma administrativa.

Outra ação visando o diálogo com a sociedade gaúcha e com os parlamentares foi a instalação de outdoors em dezenas de cidades do estado com a seguinte mensagem: “Deputado, quem vota contra os serviços públicos não volta! Não à reforma administrativa”.

“Temos trabalhado incansavelmente com campanhas, diálogos com parlamentares, apresentação de estudos técnicos e realização de encontros virtuais para unificar cada vez mais a nossa luta, mas precisamos agora, nesse momento estratégico, tomarmos as ruas na luta contra esse projeto nefasto!”, sustentou o Secretário Geral do Sindjus, Valter Macedo.

Na oportunidade, os dirigentes sindicais e servidores concederam entrevista à Jovem Pan News de Imbé/RS e à TVT para esclarecer à população local sobre a PEC 32 e o motivo das mobilizações de rua. “Precisamos abrir os olhos do povo sobre o que efetivamente representa essa reforma: o fim do acesso aos serviços públicos gratuitos e de qualidade por aqueles e aquelas que mais necessitam”, destacou o Diretor de Política e Formação Sindical do Sindjus/RS, Marco Velleda. 

As mobilizações contra a proposta de reforma administrativa seguem nos próximos dias. Na manhã desta sexta-feira (13), das 8h30 às 13h30, ocorre um seminário regional para tratar a PEC 32 no auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa do RS, promovida pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados. A transmissão poderá ser acompanhada pelo Facebook do Sindicato. No dia 18, está prevista a paralisação de 24 horas de todo o funcionalismo público, convocada pelo Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Serviço Público no dia 30 de julho.

Leia mais em matéria publicada pelo Sul21: https://sul21.com.br/noticias/geral/2021/08/servidores-da-justica-mp-e-defensoria-se-unem-a-greve-geral-de-18-de-agosto/