Diversas candidaturas marcaram presença no Lançamento da Plataforma Política das Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro, ocorrido nesta segunda-feira (5/9), em uma noite para reafirmar o compromisso com a defesa dos serviços públicos, da democracia, dos direitos e do respeito à diversidade e pluralidade.

O ato no RS foi organizado pelo Sindjus/RS, Simpe/RS e Sintrajufe, representando as federações – Fenajud, Fenamp e Fenajufe. A Plataforma Política, além de estabelecer compromissos importantes para as categorias que integram o Sistema de Justiça, também é um chamado para que os trabalhadores votem de forma mais qualificada e consciente.

“Desde a redemocratização não vivíamos um momento tão importante”, apontou o coordenador da Regional Sul da Fenajud e diretor Jurídico do Sindjus/RS, Emanuel Dall’Bello, chamando atenção para as diretrizes da Plataforma e a importância do engajamento de cada um e cada uma para as eleições do dia 2 de outubro. Também integraram a mesa: Arlene Barcello (Sintrajufe), Alberto Ledur (Simpe/Fenamp) e Sandra Cristina Duas (SindiQuinze/SP e Fenajufe)

Por isso, o ato de lançamento da Plataforma Política no RS tem um significado importante, para firmar o compromisso dessas candidaturas, e mais do que isso, de dar visibilidade para os candidatos, candidatas e candidates comprometidos com o novo momento político, econômico e social que o país e o Estado vão viver nos próximos períodos.

Pedro Ruas, que é candidato a vice-governador do RS na chapa com Edegar Pretto, foi o único candidato da majoritária presente no ato. Com uma longa trajetória com advogado trabalhista, Ruas destacou o compromisso com a democratização do Sistema de Justiça e as demais pautas que integram a Plataforma: “Assinamos embaixo de tudo. Não é apenas uma visão corporativa, mas uma visão do todo e da sociedade que precisamos defender”.

Por fim, o Dall’Bello destacou a importância da presença de cada uma das candidaturas e do compromisso firmado naquele momento: “Enxergo vocês nas nossas lutas do cotidiano. Temos o papel de transformar e mudar essa realidade, viva a luta da classe trabalhadora”, finalizou.

Acesse aqui a Plataforma Política das Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema de Justiça: https://bit.ly/plataforma-eleicoes-2022

Marcaram presença e assinaram o compromisso com a Plataforma as seguintes candidaturas:

Governador

• Pedro Ruas, vice-governador na chapa com Edegar Pretto (PT/PSol)

Deputada/Deputado Federal

• Tamyres Filgueira, deputada federal (PSol)
  • Neiva Lazzarotto, deputada federal (PSol)
  • Natasha, deputada federal (PSol)
  • Émerson da Costa, deputado federal (PSol)
  • Fernanda Melchionna, deputada federal (PSol)

Deputada/Deputado Estadual

• Luciana Genro, deputada estadual (PSol)