A segunda oficina de Inclusão Digital do Sindjus, realizada nesta quinta-feira (31), reuniu em Passo Fundo aposentadas e aposentados de vários municípios da região.

Concebida pelas secretarias de Comunicação e Formação com apoio do Núcleo de Aposentados (NAP), a atividade é apresentada pelo analista Lúcio Uberdan, e contempla momentos de teoria e prática, com dicas de utilização de algumas das principais ferramentas digitais do dia a dia. Participantes puderam tirar dúvidas e testar a operação e funcionalidades de aplicativos.

Foram abordados os pontos positivos e negativos, temas relativos à segurança dos dados fornecidos no acesso às ferramentas e mecanismos de seleção e direcionamento de conteúdos pelas plataformas a partir dos dados captados nos perfis dos usuários, como os algoritmos. Problemas decorrentes da política de uso dos dados e má utilização dessas plataformas como as “bolhas” de desinformação, fake news e crimes cibernéticos também foram trazidos na apresentação de Uberdan.

“A oficina foi pensada com esse olhar de ampliar a integração com aposentadas e aposentados, que já são bastante ativos nas redes sociais, a fim de facilitar a comunicação com o sindicato e o acesso a todos os nossos canais de informação, mas também auxiliar na assimilação e utilização segura das ferramentas digitais, cada vez mais presentes em todas as tarefas e momentos da vida”, explicou o diretor de Comunicação do Sindjus, Marco Velleda.

A primeira oficina foi realizada em Pelotas no final de abril. Estão previstas para o próximo ano mais oito edições em diferentes regiões do estado.