Filiado a
Filiado a Fenajud

No “Abril Verde”, mês que marca a conscientização da defesa da saúde e da segurança no trabalho, o Sindjus reestrutura o Núcleo de Pesquisa em Saúde e Trabalho, que passa a atuar com uma abordagem integrativa e a realizar estudos e levantamentos junto à sua base e locais de trabalho, de forma a garantir a vigilância permanente em saúde do trabalhador.

Com a contratação de uma nova profissional, a psicóloga e doutora em Saúde do Trabalhador, Fabiane Konowaluk Santos Machado, a desempenhar ações com foco no desenvolvimento de estratégias e políticas no âmbito da saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras que compõem a sua base. Fabiane também é  pós-doutora em Psicologia Social e Institucional, pesquisadora em Saúde Mental e Trabalho, além de atuar como Psicóloga Perita em ações relacionadas à saúde do trabalhador.

Importante apontar a pauta da saúde ganha um papel central nos debates da categoria, e com isso identifica-se a necessidade de reestruturação do Núcleo de Saúde do Sindjus, motivada a partir da crescente demanda de trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário, que buscaram o Sindicato com relatos de assédios e violências, que resultam em adoecimento físico e mental relacionado ao trabalho.

Por isso, a partir desse trabalho o SindjusRS vai aprofundar as relações e buscar o diálogo junto ao Tribunal de Justiça (TJRS) no avanço das pautas relacionadas à saúde da categoria, na compreensão que o ambiente profissional precisa ser saudável e com boas condições de saúde física e mental. 

O Núcleo de Saúde do Sindjus é composto também pela diretora Janete Togni e pelos diretores Emanuel Dall’Bello e Fabiano Zalazar.

 

Você conhece os Fatores e Riscos Psicossociais relacionados ao trabalho?

Fatores e Riscos Psicossociais Relacionados ao trabalho (FRPRT) são aqueles considerados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Organização Mundial da Saúde (OMS) como elementos que podem contribuir ou mesmo desencadear o estresse, adoecimento físico e/ou mental percebidos a partir da análise dos elementos psíquicos e sociais relacionados ao trabalho.  

Esses fatores ocasionam aumento nos índices de afastamento dos trabalhadores e trabalhadoras devido aos transtornos mentais e sua influência no desencadeamento do estresse relacionado ao trabalho, entre outras doenças mentais.

Neste sentido, recentemente o Ministério da Saúde atualizou a lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT) (Anexo A da  Portaria GM/MS Nº 1.999, de 27 de novembro de 2023), onde reconhece elementos como: gestão organizacional; e/ou contexto da organização do trabalho; e/ou característica das relações sociais no trabalho; e/ou conteúdo das tarefas do trabalho; e/ou condição do ambiente de trabalho; e/ou interação pessoa-tarefa; e/ou jornada de trabalho; e/ou violência e assédio moral/sexual no trabalho; e/ou discriminação no trabalho e/ou risco de morte e trauma no trabalho como fatores psicossociais relacionados ao trabalho.

E sua saúde, como está? Reconhece que alguns destes elementos afetam sua saúde física e mental? Converse conosco!


Núcleo de Pesquisa em Saúde e Trabalho do Sindjus-RS (NPST):

E-mail: saude@sindjus.com.br

Contatos dos diretores que integram o Núcleo de Saúde:

 

Emanuel Dal Bello: (51) 98141.1909

Fabiano Zalazar: (51) 98181.8138

Janete Fabíola Togni: (51) 99239.6890

 

Confira o Boletim da Direção que tratou do tema: