Na terça-feira, dia 10 de outubro, foi aprovado na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, o projeto de lei 5167/2009, que visa a proibição do casamento homoafetivo.

O Coletivo Diversa do Sindjus manifesta repúdio ao referido projeto, pois entendemos que representa um enorme retrocesso para a nossa democracia e para a comunidade  LGBTQIA+.

É certo que nos últimos anos tivemos conquistas importantes com relação aos direitos LGBT, como o reconhecimento das uniões homoafetivas como núcleo familiar, em 2011; e a criminalização da LGBTfobia, em 2019. No entanto, em resposta a estes avanços, os setores conservadores se articulam e constroem novos dispositivos na busca por oprimir e deslegitimar a diversidade.

É difícil dimensionar o quanto esses movimentos afetam a população LGBT, pois além das questões objetivas como a restrição de direitos para os casais homoafetivos, há aspectos subjetivos importantes, pois é adoecedor para a comunidade LGBT não ter suas existências e seus afetos reconhecidos.

É preciso que sigamos atentos e fortes para enfrentar propostas absurdas como essa, que agora segue para a votação na Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Deputados.  Façamos pressão e nos organizemos coletivamente para impedir a aprovação desse projeto nefasto.

Coletivo Diversa