Filiado a
Filiado a Fenajud

 

Atualização: A categoria aceitou o acordo proposto pela Administração da DPE, e decidiu extinguir a greve que iniciaria no dia 7 de fevereiro.

O Sindicato dos Servidores da Justiça do RS (Sindjus/RS) manifesta total apoio à greve dos trabalhadores e trabalhadoras da Defensoria Pública do Estado do RS (DPE/RS), que inicia nesta segunda-feira, 7 de fevereiro. 

Da mesma forma, nos solidarizamos e apoiamos a luta dos companheiros e companheiras do Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do RS (Sindpers), que de forma aguerrida estão mobilizados para garantir os direitos da categoria, mesmo diante do descaso da atual gestão da DPE/RS.

Além das perdas salariais causadas pelos sete anos sem reposição da inflação,  pauta da nossa campanha salarial conjunta, iniciada nesta sexta-feira (4/2), os trabalhadores e trabalhadoras da DPE ainda não contam com um plano de carreira, que garanta direitos equivalentes ao das demais categorias, não obtiveram a implantação do auxílio-saúde e tampouco a equiparação do auxílio-alimentação ao valor percebido pelos defensores, já implantado no Judiciário e em parte no Ministério Público

O PL 146/2021, que cria o Plano de Carreira dos Servidores da DPE, foi protocolado na Assembleia Legislativa na mesma data do PCCS do Judiciário. No entanto, apesar de toda a mobilização do Sindpers, a proposição ainda não foi sequer aprovada nas comissões de mérito. Segundo o sindicato da categoria, o não andamento do projeto é consequência da inércia da Administração da DPE/RS, que alega ter que “aguardar o tempo da política” não se comprometeu em atuar assertivamente para sua aprovação na ALRS.

Pois bem, o tempo da política chegou, e chegou com a greve dos servidores da DPE, na justa e necessária luta por direitos e valorização dos trabalhadores e trabalhadoras que atuam diariamente para assegurar direitos e o acesso à Justiça, principalmente da população mais vulnerabilizada.

Estamos juntos e juntas nessa luta e pela valorização dos servidores, afinal por trás de todo serviços público existem servidores trabalhando por você!

Diretoria do Sindjus/RS