O Coletivo pela Igualdade Racial do Sindjus (CIRS) manifesta-se por meio dessa nota exigindo justiça por Gabriel Marques Cavalheiro.

Gabriel foi assassinado. Aos 18 anos, sua história se funde a tantas outras de corpos pretos que foram vítimas do racismo que fundou as estruturas do nosso país, tal qual “o caso do homem errado”, também assassinado por agentes da Brigada Militar. Após uma “abordagem” por policiais militares, Gabriel Marques Cavalheiro, assim como tantos outros jovens negros, não teve o direito constitucional à defesa. As circunstâncias de sua morte são idênticas a milhares de outras, e constituem parte de um projeto genocida, de extermínio do povo negro.

Exigimos providências urgentes do governo do Estado, Comando da Brigada Militar e Ministério Público para que situações como essa nunca mais se repitam. As forças policiais precisam dar segurança à população, e não representar proteção para uns e ameaça a outros conforme a cor da pele. É necessário romper a lógica que sustenta o “primeiro bate, depois pergunta”, de enxergar o corpo negro sempre como culpado e já aplicar julgamento, condenação e execução.

No entanto, dentro deste debate, não podemos ignorar o fato que em dezembro de 2021, com o voto de 29 deputados (veja lista abaixo), a Assembleia Legislativa do RS rejeitou o PL 211/2020, da deputada Luciana Genro (PSol), que tornava obrigatório o uso de câmeras nas viaturas e uniformes da Brigada Militar e da Polícia Civil.

Que motivações estão por trás da rejeição à política de Estado que traria mais segurança para a população e até aos próprios policiais? Que interesses foram colocados à frente da Justiça e do combate à impunidade?

Precisamos, também, dar nomes aos que querem manter essa realidade nefasta, e lutar para que não retornem ao Parlamento e, assim, buscar Justiça por Gabriel e tantos outros. Mais do que isso, precisamos ter vozes negras na Assembleia Legislativa; é urgente eleger representantes, homens e mulheres, que elevem a luta antirracista para o primeiro plano do debate político.

Vidas negras importam! Justiça por Gabriel!

_______________________________________________

*Deputados que votaram contra o PL:

Bancada MDB

Beto Fantinel (MDB)
Carlos Búrigo (MDB)
Clair Kuhn (MDB) (na época suplente, concorre como candidato à deputado estadual)
Gilberto Capoani (MDB)
Patrícia Alba (MDB)
Tiago Simon (MDB)

PSDB
Mateus Wesp (PSDB)
Neri o Carteiro (na época Solidariedade)