Filiado a
Filiado a Fenajud

O Sindjus-RS manifesta seu apoio à greve dos trabalhadores e das trabalhadoras da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Os servidores técnicos das instituições aderiram à greve nacional que já atinge ao menos 58 Instituições Federais de Ensino, segundo a Fasubra. Docentes aprovaram indicativo de greve a partir do dia 15 de abril.

O movimento paredista teve início no último dia 18 de março. A pauta central dos grevistas é a reestruturação da carreira dos servidores das universidades e institutos federais e a reposição salarial. Segundo dados divulgados pelo Dieese, a categoria precisaria de 31% de reajuste para repor a inflação de setembro de 2016 a dezembro de 2023.

Os servidores chegaram a apresentar em Mesa de Negociação com o governo federal as suas reivindicações, que não foram atendidas. O Ministério da Gestão e Inovação propôs reposição salarial zero em 2024, apenas reajuste em auxílios, e 9% de reposição de salário em duas parcelas (2025 e 2026), sendo tal proposta negada pelos sindicatos de todo o país. 

O artigo 37, X, da Constituição Federal, que trata da revisão geral anual da inflação, virou letra morta por parte dos governos, que seguem cumprindo uma agenda de privilégios ao sistema financeiro em detrimento da remuneração justa e digna para toda a classe trabalhadora, servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada.

Todas as pautas de defesa dos serviços públicos, seja na esfera federal, estadual ou municipal, devem ter o apoio do conjunto da classe trabalhadora e do movimento sindical, pois a nossa luta é uma só. Por isso, manifestamos nossa total solidariedade e apoio aos movimentos justos e legítimos dos trabalhadores do serviço público, seja no Executivo, Legislativo, Judiciário e nos demais setores da administração pública direta e indireta.  

A Direção Sindical