O Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (Sindjus/RS), repudia a atitude antidemocrática e violenta do presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Roberto Jefferson, que representa uma grave ameaça à democracia e colocou em risco as vidas dos servidores da Polícia Federal.

Jefferson teve a prisão decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes após descumprir por inúmeras vezes a prisão domiciliar, entre elas, o uso das redes sociais, inclusive postando ameaças e ofensas a ministros, recebendo visitas e repassando orientações políticas a seus correligionários.

Ao cumprir a diligência do STF, os agentes da Polícia Federal no exercício do seu dever funcional foram alvejados pelo presidente do PTB com tiros de fuzil e o arremesso de uma granada, armas que o ex-parlamentar sequer poderia portar, e que colocaram em risco as vidas desses servidores públicos, inclusive atingindo o delegado Marcelo Villela e a policial Karina Lino Miranda, com quem nos solidarizamos.

É inadmissível e inaceitável que agentes políticos como o ex-deputado, que é um dos principais aliados do presidente da República, desrespeitem a ordem constitucional vigente, atacando as instituições democráticas e incitando outras pessoas à desobediência.

Nesta quadra da história não podemos mais admitir retrocessos civilizatórios e atitudes como essa, que devem ser rechaçadas. O império da lei, a democracia e o estado de direito devem se sobrepor aos cidadãos e cidadãs que se considerem acima das leis.

Que exemplos como esse fiquem no passado, e as ameaças ditatoriais e os regimes de exceção, defendidos por Jefferson e outros como ele, sejam em breve um reflexo de um passado sombrio que o Brasil apagará em definitivo da sua história. Democracia sempre!