Representantes do Núcleo de Aposentadas do Sindjus (NAP) acompanharam atividades do IX Fórum Social Mundial da População Idosa, realizado em Porto Alegre entre os dias 22 a 26 de janeiro. Com o tema “Um Outro Mundo é Possível, Grisalho”, o evento contou com diversos seminários, mesas de debate, conferências, plenárias e atividades culturais.

As integrantes do NAP participaram de algumas atividades e destacaram a importância de eventos que abordem temáticas específicas desta população, principalmente para incluir idosas e idosos no debate público e fortalecer o combate ao etarismo. “É um encontro de grande relevância, tendo em vista os números e a falta de um tratamento adequado para o assunto, bem como os grandes enfrentamentos com relação à etariedade, tão pouco discutida e considerada nos nossos meios”, pontuou a diretora Janete Togni, servidora aposentada e integrante do NAP.

O FSM da População Idosa é realizado pelo Pró-Diversitas Brasil, pelo Instituto Amigos Fórum Social Mundial Porto Alegre, pelo Sindicato Nacional dos Aposentados e pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Foto abertura do FSM Pop Idosa 2024: Jurema Josefa