Dirigentes sindicais e representantes dos coletivos negros de diversos sindicatos e centrais participaram de reunião nesta quinta-feira (6) na sede do Sindjus/RS. Proposto pelo Coletivo Pela Igualdade Racial (CIRS) do sindicato, o encontro deu sequência às tratativas para unir esforços na luta antirracista e promover ações integradas no mês de novembro. Participaram lideranças e integrantes de entidades (Sindjus, CPERS, Sindserf, Sindbancários, Simpe, Codene e CUT/RS), assessorias e Brasil de Fato.

Uma análise preliminar da conjuntura política nacional e estadual destacou a ampliação das bancadas progressistas e a eleição de negros e negras como deputadas(os) estaduais e federais. A mudança positiva neste cenário acena para uma qualificação no debate antirracista dentro das casas legislativas e a maior possibilidade de articulação com a sociedade para o avanço da agenda antirracista. Uma das iniciativas abordadas no encontro foi a concretização da lei que institui a Semana Estadual da Consciência Negra, que tramita desde o ano passado na ALRS. “Com a nossa recém eleita bancada negra na Assembleia e a luta integrada das entidades e coletivos, temos mais condições de fazer essa pauta avançar”, destacou o diretor do Sindjus, Marco Velleda.

As lideranças dos movimentos também debateram a construção coletiva das ações para o Novembro Antirracista, para contemplar atividades que destaquem a luta por direitos, os territórios e a resistência através da cultura, da religião, educação e comunicação. “Nós sabemos trabalhar na coletividade, esse é um princípio de nossa ancestralidade”, pontuou a diretora do Sindibancários e secretária de Combate ao Racismo da CUT-RS, Isis Garcia. Na próxima semana, mais entidades e representações dos movimentos negros devem somar-se ao grupo para dar continuidade à organização de uma agenda unificada para o mês.