As entidades estaduais seguem mobilizadas na defesa do IPE Saúde. No fim da tarde desta quinta-feira (11/5), na sede do CPERS, foi realizado mais uma reunião de trabalho do Comando de Mobilização dos Servidores(as) Públicos do RS, que tem como pauta central cerrar fileiras pela revisão geral e na defesa do IPE Saúde público, solidário e de qualidade.

A direção do Sindjus participou da reuniu, que também contou com a presença de representantes de cerca de 20 entidades dos servidores estaduais, que reforçaram a luta contra os ataques de Eduardo Leite (PSDB) ao funcionalismo público. Na avaliação dos dirigentes, o governador desconsidera que a responsabilidade de gerir e arcar com as dívidas de instituições públicas é do governo – e não do servidor público.

Não há por parte da Frente dos Servidores Públicos (FSP) o reconhecimento de legitimidade na proposta governista, tampouco nenhuma prestada pelo governo sobre o IPE Saúde, pois não há transparência nas informações, levando em consideração inclusive a notícia da auditoria realizada pela CAGE, que apontou que o Estado deve ao IPE Saúde cerca de R$ 356 milhões em precatórios e RPVs retidas dos servidores. Ou seja, somos credores e não devedores do IPE Saúde na lógica governista simplista de apenas aumentar alíquotas e impor mais sofrimento aos servidores com os anos de congelamento, aumento da previdência e retirada de direitos históricos.

Entre os encaminhamentos do encontro, foi aprovada uma campanha de mídia unificada, a realização de plenárias por todo o estado para denunciar a reforma do IPE Saúde e mobilizar para a luta pela revisão geral, além de uma Assembleia Geral Unificada com todas as categorias, em data a ser definida.

Texto: CPERS
Fotos: Maí Yandara/ CPERS Sindicato