A mobilização para a construção do Novembro Antirracista Unificado ganha cada vez mais força e adesões dos movimentos sociais e sindical. Mais de 40 entidades já se somaram ao grupo para a construção de uma agenda conjunta para todo o mês de novembro e para fortalecer as atividades já previstas.

Durante esta semana foram realizadas duas reuniões, que contaram com representantes de dezenas de entidades sindicais, movimentos sociais, mandatos e partidos políticos para a organização do calendário, criação de grupos de trabalho e debate sobre a data para a realização da Marcha Independente Zumbi Dandara, que marca o Dia da Consciência Negra. Apesar da data ter origem no Rio Grande do Sul, nenhuma cidade do Estado já conseguiu aprovar o feriado. Neste sentido, o coletivo deliberou que uma das principais reivindicações da Marcha será pelo feriado nacional no dia 20 de novembro.

“A nossa luta ganha cada vez mais força e com unidade vamos construir uma mobilização para levar nossas pautas, nossa cultura e ancestralidade para o centro do debate da sociedade”, destacou Marco Velleda, que é diretor do Sindjus/RS, integrante do Coletivo pela Igualdade Racial do Sindjus (CIRS), uma das entidades que propôs o Novembro Antirracista Unificado.

Dentro da programação, estão previstas atividades durante todo o mês. Além da Marcha Zumbi Dandara, haverá lançamento de documentário e livro, ações dentro de quilombos urbanos, debates sobre comunicação e educação antirracista, saúde do povo negro, ancestralidade, cultura e territorialidade. Para a presidenta da Unegro, Elis Regina Vargas, o processo de integração de entidades de diversos segmentos é decisivo para fortalecer a luta. “A construção coletiva,  unidade, organização e comprometimento são chaves para a derrota do facismo”, pontua.

Representantes dos movimentos sociais, sindicais e políticos que tiverem interesse em se somar à mobilização podem entrar em contato com Luiz Mendes (51) 997392607. A próxima reunião será realizada no dia 27 de outubro (quinta-feira), às 19h, no auditório do Sintergs (Rua José de Alencar, 1089 – Menino Deus).