No primeiro encontro presencial da regional sul da Fenajud após dois anos da pandemia, representantes dos três sindicatos (Sindjus-RS, Sindijus-PR e Sinjusc) debateram diversas estratégias de atuação conjunta para fortalecer o trabalho sindical da região. A reunião foi realizada em Curitiba, na sede do Sindijus-PR, nos dias 1º e 2 de setembro.

Entre os diversos encaminhamentos aprovados no encontro, destacou-se a intensificação da atuação conjunta dos departamentos de comunicação dos estados, para análise de dados e relatórios dos meios de comunicação da região, buscando acompanhar a aprimorar estratégias e ampliar as discussões em nível nacional, além de ações para buscar o fortalecimento da mídia contra-hegemônica, por meio de parcerias entre os sindicatos e os veículos.

Além disso, foi debatida a interlocução entre os sindicatos e a Fenajud para garantir maior visibilidade às estratégias políticas da entidade e fortalecer a luta conjunta. Também foi discutido o  prosseguimento aos encaminhamentos do FSMJD e a necessidade do início dos debates sobre a construção da próxima edição. Foram tratadas no encontro, ainda, propostas da região para o Conselho de Representantes e para o Seminário Internacional da Fenajud.

O encontro também foi momento de prestar homenagens ao diretor do Sindijus-PR e da Fenajud, José Roberto Pereira, falecido no início do mês. “Vamos levar o legado do companheiro Zé como combustível para todas as nossas lutas, ele segue presente na nossa mobilização todos os dias”, destacou o coordenador regional da Fenajud e diretor jurídico do Sindjus/RS, Emanuel Dall’Bello.