O Sindjus sediou, nesta terça-feira (2), a reunião da Frente dos Servidores Públicos (FSP/RS) para debater estratégias de luta unificada em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras. A entidades deliberaram pela organização de um Comando de Mobilização Estadual da FSP/RS, um calendário de lutas unificado, com um dia de paralisação, além de uma campanha massiva nas redes.

Durante a reunião o cerne do debate foi o projeto de reestruturação do IPE Saúde, proposto pelo governador Eduardo Leite (PSDB), que poderá aprofundar, ainda mais, as perdas salariais das categorias, penalizando aqueles que recebem os menores salários e privilegiando os que mais ganham. Desde o anúncio do projeto, as entidades estão atuando contra a proposta que também quer instituir contribuição aos dependentes e aumentar a coparticipação em exames.

Revisão Geral Anual

Também foi debatida a Revisão Geral Anual da inflação nos salários dos servidores públicos. Diante das perdas salariais e a consequente perda do poder de compra do funcionalismo gaúcho, que acumula um endividamento crescente e perdas inflacionárias superiores a 60%, as entidades exigem do Governo Leite a abertura de uma mesa de negociação, visando a salvaguardar, ao menos, os índices inflacionários nos vencimentos.

Participaram da reunião as seguintes entidades: Sindjus, CPERS, Ugeirm, Sindicaixa, Sintergs, Simpe, Fenamp, ASJ, Sindsepe, CEAPE, Sindispge, Afocefe, Aprojus, Sindppen, Fenajud, Sinama, Fessergs, Sindisama, SindTCE.

Texto com informações: Maí Yandara/CPERS Sindicato
Fotos: Maí Yandara/CPERS Sindicato