Filiado a
Filiado a Fenajud

Com o objetivo de reunir sindicatos estaduais para definir estratégias conjuntas de comunicação para subsidiar o enfrentamento aos ataques ao serviço público no país, a Fenajud promoveu nos dias 9 e 10 de janeiro o Encontro Nacional de Comunicação. Realizado em Brasília, cidade que sedia a Federação, a atividade contou com a presença de dirigentes e profissionais de comunicação dos sindicatos filiados.

No encontro, foi realizado o painel “Redes sociais e sua mobilização virtual – Como tornar viral um conteúdo, mobilização pelas redes, campanhas”, com a jornalista e pesquisadora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), Najla Passos. A palestrante destacou a importância de estender o trabalho político sindical para o ambiente virtual, cenário dos principais debates da atualidade e campo de disputa de hegemonia. Neste sentido, os movimentos sociais e entidades sindicais devem traçar e executar estratégias próprias para as redes com objetivo de reforçar e engajar a militância.

As representações das entidades estaduais também debateram ações colaborativas com enfoque na ampliação do alcance das pautas conjuntas no primeiro semestre de 2020, diante da conjuntura atual de franco ataque ao serviço público e seus trabalhadores. Na oportunidade, a diretora de comunicação da Fenajud, Adriana Pondé, apresentou propostas de campanhas nacionais de enfrentamento e conscientização para a categoria, a classe política e a sociedade em geral. Entre elas, está a campanha “Plano Mais Brasil – A Destruição disfarçada de avanço”, promovida em conjunto com outras federações do serviço público, que tem previsão de lançamento no dia 5 de fevereiro, em todo o país.  

Na avaliação do diretor de comunicação do Sindjus/RS, Emanuel DallBello, o encontro foi extremamente produtivo e necessário, “na medida em que permitiu ao mesmo tempo a troca de informações e experiências entre as entidades sindicais estaduais e o fortalecimento do processo de ação integrada de todas as instituições para preparar e subsidiar a luta contra os ataques que se apresentam neste período tão conturbado da vida política do país”. 

Fotos: CRISLENE AZEVEDO/ ASCOM Fenajud