Mesmo com muito frio e ventania em Porto Alegre, dezenas de servidoras e servidores, entre ativos e aposentados, atenderam ao chamado do Sindus/RS e participaram da Assembleia regional realizada em frente ao Foro Central II nesta quarta-feira (21).

O sindicato chamou a atividade para a rua devido ao cancelamento da reserva solicitada pelo sindicato à Direção do Foro, após ter sido inicialmente deferida a cessão do auditório e da divulgação da atividade para a categoria. Segundo a Direção do Foro, a reserva do auditório foi cancelada “uma vez que as dependências dos foros não se prestariam para realização de assembleias ou quaisquer reuniões, com o alcance que forem, para tratamento de questões de natureza privada”.

“O Sindjus lamentou a decisão, pois a organização dos trabalhadores e das trabalhadoras nos locais de trabalho é um direito constitucional, e assuntos de interesse dos servidores públicos como o projeto de revisão da matriz salarial e a revisão do plano de carreira não são absolutamente assuntos de interesse privado”, referiu o coordenador-geral do sindicato, Osvaldir Rodrigues da Silva. O dirigente reforçou que o auditório do FC II já foi utilizado para inúmeras de atividades de magistrados, servidores, entidades privadas e do público em geral como seminários, apresentações artísticas e lançamentos de livros e outras atividades.

No encontro, os diretores discorreram sobre a pauta salarial, o projeto de revisão da matriz salarial e o projeto de revisão do plano de carreira, ambos em fase de estudos na administração, e sobre os quais a Administração do TJRS referiu que irá apresentar o resultado às entidades dos servidores antes de ser protocolado junto ao Legislativo para que possa o mesmo ser estudado e objeto de propostas pelas entidades.

O diretor de Política e Formação Sindical, Valter Macedo, relatou aos presentes sobre a reunião com a presidenta Presidenta do TJRS, Iris Helena Medeiros Nogueira, em que o sindicatofoi informado que seria apresentada a minuta do projeto de revisão da matriz salarial antes da Assembleia Geral da categoria, prevista para o dia 14 de outubro.

A secretária-geral do SIndjus/RS, Janete Togni, destcou o trabalho que o sindicato vem desenvolvendo no combate ao assédio moral e o adoecimento laboral. O diretor jurídco, Emanuel Dall’Bello, apresentou o acompanhamento que o departamento realiza sobre situações como o processo de avaliação de desempenho, que vem sendo objeto de acompanhamento pelo sindicato e o estudo da revisão do plano de carreira, que em breve deverá ser apresentado à direção colegiada e em seguida aos servidores e servidoras.

O coordenador-geral do sindicato falou ainda sobre a vendas das Licenças-Prêmio, ressaltando que já há condições de ser efetuado o pagamento dessas verbas para os servidores, pois o expediente em relação aos servidores já foi cindido no CNJ. Esse pedido foi reiterado pelos dirigentes na reunião com a Presidenta do TJRS.

Por fim, o secretário-geral Fabiano Zalazar reforçou o convite para duas atividades importantes que serão realizadas em breve, a plenária virtual de revisão do PCCS, dia 7 de outubro, e a assembleia geral na semana seguinte, dia 14, a ser realizada de modo presencial em local ainda não definido.

“A participação da categoria é fundamental nessas próximas atividades que teremos, tanto virtuais como presenciais, pois sem o servidor mobilizado e engajado, não conseguiremos avançar nas nossas pautas de luta”, referiu o secretário de Formação Política e Sindical Valter Assis Macedo.