Filiado a
Filiado a Fenajud

A Comissão do Teletrabalho do Tribunal de Justiça (TJRS) realizou no dia 20 de outubro a primeira reunião de trabalho. 

Representante eleito pela categoria em julho como membro titular da Comissão, o secretário-geral do Sindjus, Fabiano Zalazar, participou da reunião e defendeu melhorias no teletrabalho, como a implantação de um auxílio-tecnológico para os servidores nessa modalidade de trabalho, o direito à  saúde e à desconexão dos servidores e, ainda, a defesa do aumento do percentual de servidores em teletrabalho junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Zalazar destacou que a comissão foi criada a pedido do Sindjus na gestão do presidente Voltaire de Lima Moraes e que é necessário que o TJRS assegure a representação sindical, conforme orientação do próprio CNJ, que aponta a importância da ampliação da representação sindical nas comissões e nos grupos de trabalho junto aos Tribunais.

“A categoria de um modo geral avaliou positivamente o teletrabalho no TJ, porém, se não tivermos um acompanhamento permanente do seu desenvolvimento, não apenas sob a ótica produtivista, mas de valorização efetiva e respeito aos seres humanos, teremos o aumento da superexploração dos servidores, resultado das mudanças dos paradigmas tecnológicos do mundo do trabalho”, referiu o dirigente.

A reunião inaugural da Comissão do Teletrabalho tratou dos dados e da organização dos trabalhos, com detalhamento dos pedidos de teletrabalho efetuados pelos servidores, entre outros assuntos. O TJRS conta, atualmente, com 516 servidores em teletrabalho, 326 pedidos em andamento sob análise do Digep, além de 148 pedidos  negados pela Administração.

Consulta sobre teletrabalho

Na próxima reunião, o representante eleito dos servidores e secretário-geral do Sindjus vai apresentar aos integrantes da Comissão os dados da consulta realizada pelo Sindicato sobre o tema. Os resultados da consulta foram apresentados no Boletim da Direção da última quarta-feira, no qual a direção do Sindicato também cobrou a necessidade de realizar a primeira reunião. 

A consulta virtual foi realizada entre os dias 6 e 25 de setembro com os servidores e  servidoras em teletrabalho no TJRS. O objetivo era traçar um perfil dos trabalhadores e das trabalhadoras e suas principais carências e demandas, a fim de orientar a ação sindical e a representação classista na comissão.  

Confira abaixo a consulta na íntegra e um resumo com as principais conclusões:

 

Pesquisa na íntegra:

https://www.sindjus.com.br/wp-content/uploads/2023/10/CONSULTA-SOBRE-O-TELETRABALHO-NO-TJRS1.pptx_20231020_163840_0000_compressed.pdf

Resumo com as conclusões:

https://www.sindjus.com.br/wp-content/uploads/2023/10/RESUMO-DOS-DADOS-SOBRE-A-PESQUISA-DO-TELETRABALHO-1.pdf