A convite do Coletivo Pela Igualdade Racial, foi realizada uma reunião nesta segunda-feira (5) na sede do Sindjus em formato híbrido com representantes de diversos coletivos negros de entidades da classe trabalhadora. O encontro teve por objetivo agregar os coletivos na mobilização pela aprovação da Lei que institui no calendário oficial do estado a Semana da Consciência Negra.

Participaram da reunião os diretores do Sindjus Marco Velleda e Emanuel Dall’Bello, o servidor da Justiça Luiz Mendes, integrante do CIRS,  a diretora do Sindibancários e secretária de Combate ao Racismo da CUT/RS, Isis Garcia, o Vice-Presidente do Cpers- Sindicato, Edson Garcia, a secretária de Movimentos Sociais, Gênero e Etnias do Sindserf, Valéria da Silva Amaral e o Coordenador Estadual do Movimento Negro Unificado, Luiz Felipe Teixeira.

O projeto de lei 446/2021, proposto pelo CIRS e apresentado na ALRS pelo deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), está parado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), aguardando parecer do deputado Frederico Antunes (PP). Neste sentido, é fundamental a mobilização conjunta dos coletivos para avançar na tramitação da proposta e também para fortalecer a luta antirracista dentro do Legislativo gaúcho por meio da eleição de deputadas e deputados negros (na atual legislatura, a ALRS só possui parlamentares brancos). Outras representações serão convidadas para somar-se à mobilização na Assembleia pela aprovação e posterior sanção do PL 446/2021.

Outro tema do encontro foi a agenda de atividades para o mês de Novembro. Os participantes iniciaram tratativas para realizar uma programação conjunta e amplificar o alcance das ações do mês que destaca a luta antirracista.