Filiado a
Filiado a Fenajud

A categoria atendeu ao chamado de luta e lotou a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do Sindjus/RS realizada nesta sexta-feira (29) no auditório da Fetrafi. Mobilizados para combater a desigualdade salarial no Tribunal de Justiça, centenas de trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário gaúcho compareceram na AGE e aprovaram a proposta apresentada pela direção sindical para pleitear 32% na readequação da matriz salarial e revisão das verbas indenizatórias.

Após a Assembleia, foi realizada uma caminhada até o Tribunal de Justiça. Com faixas, bandeiras e cartazes, os trabalhadores e trabalhadoras deram o recado à Administração do TJRS: basta de desigualdade salarial! Em frente ao TJRS foi encaminhada a deliberação por uma auto agenda para apresentar as deliberações da AGE.

Como estava em agenda em Passo Fundo, junto com demais integrantes da Administração, a presidenta Iris Medeiros determinou que o Sindjus/RS fosse recebido pelo secretário da Presidência, André de Carvalho, e pelo assessor especial da Presidência, Ivandre Medeiros. Durante a reunião, os dirigentes informaram a pauta de reivindicações da Assembleia Geral, e que o ofício já foi remetido para o e-mail da Presidência. Os assessores se comprometeram em apresentar, na próxima semana, as demandas do Sindicato.

Matriz Salarial

Ao longo da Assembleia Geral, os trabalhadores debateram sobre a revisão da matriz salarial e definiram o índice de 32%, confirmando a escolha dos participantes da enquete promovida pelo Sindicato.

Durante a AGE, o assessor econômico do Sindjus, Cid Cordeiro, abordou os estudos que apontaram a viabilidade da margem de 32,46% para a revisão da matriz salarial. “Chegamos a esse índice com base em três elementos, que são primordiais em qualquer negociação salarial: o quanto se perdeu, a margem fiscal e a margem financeira”, pontuou, afirmando que TJRS pode suportar esse aumento de despesa com pessoal sem comprometimento dos limites prudenciais da lei de responsabilidade fiscal.

Mesa de Negociação

Na abertura, o coordenador-geral do Sindjus, Osvaldir Rodrigues, pontuou como estão estabelecidas, neste momento, as relações com a Administração do TJRS: muito se fala, pouco se avança. 

Desde fevereiro, o Sindjus solicitou a criação de uma mesa permanente de negociação, um canal de diálogo concreto e institucional, para a construção e debates dos temas remuneratórios e laborais. “Até o momento, não houve sinalização. Então, hoje, quando sairmos daqui, vamos lá bater na porta da presidência e apresentar as deliberações desta Assembleia. Queremos negociação, já”, afirmou o coordenador. 

Gratificação por Acúmulo de Acervo 

Durante a AGE, também foi aprovado/debatido o ingresso de denúncia no Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) sobre o pagamento do da Gratificação por Acúmulo de Acervo a um grupo de magistrados, sem que, no entanto, exista previsão legal para tal benefício. 

Galeria de fotos:
(em breve novas fotos)

 

AGENDAS DE LUTA!
(Atualizada em 23 de agosto)

Dia 12 de agosto (sexta), às 13h – Região de Tramandaí: Capão Da Canoa, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Torres e Tramandaí.

Dia 12 de agosto (sexta), às 13h – Região de Passo Fundo: Arvorezinha, Carazinho, Casca, Constantina, Erechim, Espumoso, Frederico Westphalen, Gaurama, Getúlio Vargas, , Gaurama, Getúlio Vargas, Guaporé, Ibirubá, Iraí, Lagoa Vermelha, Marau, Marcelino Ramos, Não Me Toque, Nonoai, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Planalto, Das Missões, Passo Fundo, Planalto, Rodeio Bonito, Ronda Alta, Sananduva, Santa Bárbara do Sul, São José do Ouro, São Valentim, Sarandi, Seberi, Soledade, Tapejara e Tapera.

Dia 12 de agosto (sexta), às 13h –  Região de Cachoeira do Sul: Arroio do Meio, Arroio do Tigre, Butiá, Cachoeira do Sul, Candelária, Encantado, Encruzilhada do Sul, Estrela, General Câmara, Lajeado, Rio Pardo, Salto do Jacuí, Santa Cruz do Sul, São Jerônimo, Sobradinho, Taquari, Teutônia, Venâncio Aires e Vera Cruz.

••

Dia 18 de agosto (quinta), às 13h –  Região de Santana do Livramento: Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Quaraí, Rosário do Sul, Santana do Livramento, São Francisco de Assis, São Gabriel e Uruguaiana.

Dia 19 de agosto (sexta), às 13h – Região de Pelotas: Arroio Grande, Camaquã, Canguçu, Herval, Jaguarão, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte e São Lourenço do Sul.

••

Dia 25 de agosto (quinta), às 13h –  Região de Santo Ângelo:  Augusto Pestana, Campina das Missões, Campo Novo, Catuípe, Cerro Largo, Coronel Bicaco, Criciumal, Giruá, Guarani Das Missões, Horizontina, Ijuí, Itaqui, Panambi, Porto Xavier, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, Santo Augusto, São Borja, Santo Cristo, São Luiz Gonzaga, Tenente Portela, Três de Maio, Três Passos e Tucunduva.

Dia 25de agosto (quinta), às 13h – Região de Caxias do Sul: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Nova Petrópolis, Nova Prata, São Francisco de Paula, São Marcos, Vacaria e Veranópolis.

••

Dia 15 de setembro (quinta), às 13h – Região de Santa Maria: Agudo, Caçapava do Sul, Cacequi, Cruz Alta, Faxinal do Soturno, Jaguari, Júlio de Castilhos, Restinga Seca, Santa Maria, Santiago, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul e Tupanciretã.

••

Dia 21 de setembro (quarta), às 13h – Porto Alegre e Região Metropolitana: Tribunais da Borges, Praça da Matriz e Militar, Regionais, Departamentos. E Região Metropolitana: Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Montenegro, Novo Hamburgo, Parobé, Portão,  São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia Do Sul, Taquara, Três Coroas e Viamão.

••

Dia 14 de outubro (sexta), às 14h: Assembleia Geral Extraordinária e Grande Ato Estadual em Frente ao Tribunal de Justiça