Filiado a
Filiado a Fenajud

A semana passada foi marcada por uma série de roteiros pelo interior e encerrou, na sexta-feira (1/3), com duas atividades para as aposentadas e aposentados do Litoral Norte. A comarca de Tramandaí sediou o primeiro encontro regional do Núcleo de Aposentados e Aposentadas do Sindjus (NAP) e também a terceira Oficina de Inclusão Digital. Confira como foram os eventos.

Encontro Regional do NAP – Litoral Norte 

A região  do Litoral Norte recebeu o primeiro Encontro Regional do NAP, uma atividade preparatória para o Encontro Estadual anual do Núcleo, que ocorre no fim do ano.

No Encontro Regional, integrantes do NAP apresentaram um panorama sobre a atuação do Núcleo, destacando a ampliação da participação das aposentadas e aposentados na construção da política sindical. Iara Besestil, integrante da coordenação do NAP, fez um resumo sobre as principais lutas que o Sindjus vem articulando em defesa dos direitos das aposentadas e aposentados, inclusive em conjunto com outras entidades. Uma das principais e mais recentes frentes é a luta pela aprovação da PEC 555 (pela redução gradual e fim da contribuição previdenciária) e a aproximação com o Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap) com essa finalidade.

Após a apresentação dos principais temas políticos e jurídicos, as pessoas presentes fizeram uma rodada de debate e propostas de encaminhamento, entre os temas deliberados está a criação de grupos de cada Comarca para articular a luta e também sugestões para convênios na área da saúde.

As coordenadoras do NAP também enfatizaram a importância da sindicalização para priorizar e fazer valer os interesses e demandas específicas das aposentadas e aposentados na pauta de reivindicações do sindicato. E convidaram as aposentadas e aposentados presentes para o ato em defesa do IPE-Saúde que será realizado em Porto Alegre no dia 22 de março em frente à sede do Instituto. 

Inclusão Digital 

Na parte da tarde, o especialista em marketing digital Lúcio Uberdan conduziu a oficina de inclusão digital. Além de orientações sobre utilização dos principais aplicativos e redes sociais, Uberdan também abordou questões sobre segurança dos dados e passou dicas para evitar golpes e fraudes.

Na parte prática, as pessoas presentes aprenderam algumas funcionalidades dos smartphones e também foram orientadas como configurar alguns aplicativos, otimizar o uso. Além disso, Uberdan também orientou sobre o uso de redes sociais, como Facebook e Instagram, e as pessoas presentes fizeram postagens na hora contando com apoio e orientação.

Os Encontros Regionais do NAP e as Oficinas de Inclusão Digital serão realizados de forma conjunta, com exceção de Pelotas a Passo Fundo, que receberam as Oficinas em 2023. Confira a próximas agendas:

2 de abril (sexta): Região de Novo Hamburgo
26 de abril (sexta): Região de Passo Fundo (somente o Encontro Regional)
3 de maio (sexta):  Região de Santa Maria
28 de junho (sexta): Região de Caxias do Sul