O Sindjus entregou ao Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, um ofício solicitando o apoio para que o Tribunal de Justiça (TJRS) instale uma mesa de negociação com os servidores para tratar da revisão da matriz salarial e demais projetos que tramitam sem transparência nas instâncias administrativas do Tribunal. O pedido foi apresentado nesta segunda-feira (20/3), durante uma agenda de Marinho na Assembleia Legislativa.

O documento destaca a importância da negociação com base nos termos preconizados pela Convenção n. 151, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada pelo governo brasileiro em 2010, e a necessidade de ser adaptada à legislação nacional para sua entrada em vigor.

Há um ano o Sindjus apresenta inúmeros pedidos de instalação da mesa de negociação permanente, conforme estabelecido no Acordo de Greve de 2019. No entanto, apesar do compromisso de negociação assumido pela presidenta do TJRS, Iris Helena Medeiros Nogueira, inclusive em ofício, até o momento a Administração do Tribunal não abriu espaço para diálogo e construção com o Sindicato, representante legal da categoria.

Os trabalhadores e trabalhadoras estão em estado de greve, conforme aprovado em Assembleia Geral, e a partir desta terça-feira (21/3) iniciam uma série de paralisações:

21 de março (terça): paralisação de 38 minutos – Início: 13 horas

23 de março (quinta): paralisação de 1 hora – Início: 13 horas

27 de março (segunda): paralisação de 2 horas – Início: 13 horas

29 de março (quarta): paralisação de 4 horas – Início: 13 horas

31 de março (sexta): apagão total – paralisação com caminhada e ato em frente ao TJRS (indicativo de data de Assembleia Geral para debater rumos da luta).