Filiado a

O Sindjus manifesta seu apoio e solidariedade aos companheiros do Sindjud-PE, sindicato parceiro de lutas e historicamente comprometido com a defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores do Judiciário, que tem sido alvo de práticas antissindicais por parte da oposição e de setores da magistratura. 

Recentemente, a oposição ao Sindjud-PE ingressou com mandado de segurança para suspender a Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas da entidade, sob a alegação de necessidade de mais tempo para análise da documentação. 

O pedido foi acolhido por uma magistrada que, além de não fixar prazo para análise e suspensão, declarou suspeição na sequência, agravando o cenário de instabilidade institucional.

Entendemos que divergências e debates são legítimos e fundamentais à vida sindical, mas devem ocorrer no âmbito das instâncias democráticas do sindicato, com respeito à autonomia, à organização coletiva e às decisões da categoria.

Reafirmamos nosso apoio ao Sindjud-PE e às suas direções legitimamente constituídas, na defesa da democracia sindical, da transparência e do fortalecimento das entidades representativas.

Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (Sindjus RS)