A diretora do Sindjus e integrante do Coletivo Acolhe, Cristina Mazuhy Xerxenesky, foi eleita presidenta do Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (Comdepa), nesta segunda-feira (10/11).
O Comdepa é um órgão participativo que reúne representantes do poder público e da sociedade civil, com a missão de acompanhar, propor e fiscalizar políticas públicas voltadas à promoção dos direitos das pessoas com deficiência.
“Estar na presidência do Conselho é ter a oportunidade de discutir, construir e fiscalizar políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Um conselho ativo significa uma cidade mais acessível e inclusiva. É fundamental que esses espaços de fala, poder e decisão sejam ocupados por pessoas legítimas na causa”, afirmou Cristina.
Ela destaca, ainda, que o papel do Conselho vai além da atuação municipal e que também dialoga e colabora com a construção de políticas públicas mais amplas, que fortalecem a luta por direitos. “Ter no quadro diretivo do sindicato pessoas engajadas em diferentes movimentos amplia a nossa visão de direitos e inclusão. No caso, uma pessoa com deficiência pode ser também uma pessoa negra, idosa, LGBTQIA+ e todas essas dimensões se interligam”, finalizou..



