O Sindjus realizou, nesta quinta-feira (28/8), mais uma edição do Encontro Regional do Núcleo dos Aposentados (NAP). Desta vez, a atividade aconteceu em Pelotas, reunindo aposentadas e aposentados da Região Sul para debater a pauta de reivindicações e fortalecer a mobilização
O evento contou também com a Oficina de Inclusão Digital, com o assessor de tecnologia do Sindjus, Lucio Uberdan, que apresentou orientações práticas sobre o uso de ferramentas digitais. Um dos destaques, ainda, foi o passo-a-passo do Sistema Salus, com orientações sobre como fazer o ressarcimento do auxílio-saúde e medicação.
Previdência e direitos em pauta
Entre os assuntos discutidos, esteve a Reforma da Previdência e seus impactos sobre servidores e servidoras aposentados. O diretor de Comunicação, Marco Velleda, fez uma análise sobre os reflexos das eleições parlamentares em projetos que afetam diretamente o serviço público, ressaltando a importância da atuação coletiva na luta pelo fim da contribuição previdenciária.
Neste sentido, a coordenadora do NAP Iara Besestil reforçou que o debate político é fundamental e vai além das disputas partidárias. “Quando a gente fala no Congresso, tem várias bancadas que atuam de forma unificada. Mas e nós? E os trabalhadores?”, questionou, relacionando o cenário político às dificuldades vividas por aposentados com os valores atuais das aposentadorias.
Já a coordenadora do NAP Márcia Ferro Amaro destacou a importância da mobilização nacional e explicou o funcionamento da chamada PEC Social, ressaltando que o engajamento da categoria é essencial para garantir conquistas.
Auxílios e conquistas do sindicato
Outro ponto abordado foi a luta pela valorização de aposentadas e aposentados, entre elas a mobilização pelo auxílio-social. Os integrantes do Sindjus e do NAP fizeram relatos da reunião com o TJRS, apresentaram o outdoor do Sindjus com o pedido e destacaram que é possível estabelecer o benefício. “Tem precedentes de outros estados do auxílio-social, como Santa Catarina e Mato Grosso. Para os da ativa não é penduricalho, então para os aposentados não é também”, afirmaram participantes durante o debate.
Fortalecimento do NAP
O Encontro em Pelotas reforçou a relevância dos espaços de diálogo, troca de experiências e aprendizado coletivo. As atividades do NAP seguem acontecendo em diferentes regiões do estado, com o objetivo de organizar as aposentadas e aposentados e também como etapa preparatória para o Encontro Estadual do NAP, que acontece entre os dias 4 e 6 de dezembro, em Garibaldi.