Representantes da direção do Sindjus participaram do ato realizado na tarde do último sábado, 29 de maio, em Porto Alegre, em defesa da vida, da vacinação para todos e contra os atos nocivos dos governos em relação à pandemia. A manifestação ocorreu simultaneamente em diversas capitais do país e reuniu centrais sindicais, agremiações políticas e movimentos sociais.

Com faixas, cartazes, bandeiras e carros de som, os manifestantes pediam pela manutenção do auxílio emergencial para apoiar a população mais carente, a vacinação para todos e o fim de medidas como a reforma administrativa, que precariza os serviços públicos. O ato, que teve os motes “Vida, pão, vacina e educação” e “Fora Bolsonaro genocida” reuniu, de acordo com os organizadores, mais de 30 mil pessoas na capital gaúcha.

Os dirigentes do Sindjus distribuíram máscaras e frascos de álcool gel aos trabalhadores que aderiram ao chamamento da Frente dos Servidores Pùblicos do RS (FSP). “Um momento histórico de união da classe trabalhadora frente aos ataques e ao descaso do governo federal e de parte da classe política em relação à grave crise que o país atravessa”, resumiu o coordenador-geral do Sindjus, Fabiano Zalazar.

Partindo da frente da Prefeitura, o protesto seguiu com caminhada pelo centro da cidade, passando pela orla do Guaíba até chegar ao Largo Zumbi dos Palmares. “Participamos como trabalhadores e conscientes do dever cívico que temos de lutar contra injustiças e medidas que ameaçam a vida da população. Poderíamos estar todos vacinados e enfrentando a pandemia em melhores condições, não fosse o descaso do governo”, pontuou o diretor de comunicação do sindicato, Emanuel Dall’Bello.

Apesar da cobertura negligente de parte da grande imprensa brasileira, os atos realizados no sábado repercutiram expressivamente na mídia internacional, atenta à crise que assola o segundo país em mortos pelo coronavírus (já nos aproximamos dos 500 mil óbitos e a vacinação segue em ritmo lento).

Confira fotos da manifestação (clique nas imagens para ampliar):