Filiado a
Filiado a Fenajud

Após mais de dois anos de pandemia, que restringiram as atividades presenciais, as aposentadas e aposentados da Justiça gaúcha voltaram a se reunir nesta sexta-feira (22/10), no 6º Encontro do Núcleo de Aposentados (NAP) do Sindjus. 

Além dos debates sobre temas essenciais como o processo de aposentação, informações jurídicas de ações sobre as contribuições previdenciária e a inclusão digital, o 6º Encontro foi marcado por tom de alegria e celebração da vida entre os participantes. 

Abertura

Na abertura do evento, a direção do Sindjus, representada pelos diretores Osvaldir Rodrigues e Valter Macedo, fez uma breve manifestação sobre a atuação política do Sindicato em prol dos aposentados. Estamos debatendo a revisão do plano de carreira, e dentro dessa proposta uma das nossas principais reivindicações é a revisão da matriz salarial. Por que isso? Porque a revisão beneficia diretamente os aposentados”.

 

Dinâmica sobre aposentação

Na sequência, a médica do Trabalho Jane Reos e a psicóloga Thielle Müller, profissionais que integram o Núcleo de Saúde do Sindjus, realizaram uma dinâmica sobre o processo de aposentadoria. As intervenções dos participantes destacaram questões sobre a saúde mental, especialmente no período da pandemia, como foi a organização e preparação para a aposentadoria, e a importância das aposentadas e aposentados manterem a participação na luta.

 

Jurídico

O diretor Jurídico, Emanuel Dall’Bello, acompanhando da assessoria jurídica da COP Advogados, atualizou as pessoas participantes sobre as principais iniciativas  desenvolvidas pelo Sindjus em prol dos aposentados e como funciona o ingresso de ações por parte do Sindicato e a análise técnica de cada situação.

Na sequência, a advogada Ingrid Emiliano esclareceu sobre a ação civil pública ingressada pelo Sindjus que busca afastar a contribuição previdenciária acima de um salário mínimo. Conforme a advogada, o fator inédito deste processo é o estudo técnico atuarial. 

Sobre a luta por reajustes, Ingrid Emiliano também abordou o direito ao reajuste de quem tem paridade e integralidade. “Estamos defendendo a tese jurídica, que o índice do INPC contemplando os anos que não teve reposição da inflação”, conforme a advogada, já começou o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) com relatório do ministro Barroso, onde ele defende que, se comprovado que houve déficit para o Estado, a cobrança pode ser acima de um salarial. “No entanto, o nosso estudo atuarial aponta diversas inconsistências nos dados de como o Estado chegou no déficit”, afirmou.

 

Inclusão digital 

O evento também teve a participação da influencer 60+ Mireia Borges que relatou como foi o processo de inserção no ambiente digital e o preconceito que viveu quando era convidada por marcas.

Neste sentido, ela também citou a questão do etarismo, que é a discriminação contra pessoas com base em estereótipos associados à idade, e importância de combater o preconceito, já que atualmente são 36 milhões de pessoas com mais de 60 anos no Brasil.

A parte da manhã também contou com uma atividade cultural, em que a atriz Deborah Finocchiaro fez uma intervenção artística. 

 

Místicas de relaxamento e exercício corporais

Na parte da tarde, a servidora aposentada Magda Bitelo conduziu uma mística sobre estilo de vida e exercícios de relaxamento. Ela contou sobre a trajetória profissional e como a prática de yoga foi importante na vida.

Trabalhando com isso desde que se aposentou, Magda conduziu exercícios de meditação e respiração com as pessoas presentes, com o objetivo de gerar momentos de reflexão, relaxamento e controle de ansiedade.

Na sequência, a atriz Deborah Finocchiaro convidou as aposentadas e os aposentados para uma Oficina de Expressão e Comunicação. As atividades propostas pela artista incluíram uma série de exercícios que tiveram como objetivo a expressão corporal, liberação da voz, ocupação do espaço e conexão entre as pessoas participantes. 

 

Sessão de Cinema

Como tradicionalmente ocorre o Encontro do NAP, a atividade contou com uma sessão de cinema comentada. O filme “Nossas Noites”, de 2012, com Jane Fonda e Robert Redford. No encerramento, a médica Jane Reos e a psicóloga Thielle Müller fizeram uma roda de conversa abordando alguns pontos que surgiram durante a exibição como: solidão, sexualidade, maternidade, família, relações sociais, traumas do passado e transformações proporcionadas pela vida.

 

Encerramento e abertura

Na parte da noite, o momento de celebrar a existência e a resistência com um baile à fantasia, ao som da DJ Garota Vinil, em marcou o encerramento do 6º Encontro do NAP e abertura o 1º Encontro de Mulheres do Judiciário, que acontece amanhã, no dia 22 de outubro, das 9h às 19h. 

 

Veja a galeria de fotos do Baile à Fantasia:

Baile à Fantasia | Encontro do NAP e de Encontro de Mulheres – 21 de outubro de 2022