O Judiciário gaúcho, mais uma vez, é destaque nacional de produtividade, conforme apresentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O relatório Justiça em Números aponta pela 12ª vez consecutiva a liderança da Justiça do RS no ranking dos Tribunais em relação à demanda processual.

A fim de assegurar o efetivo reconhecimento às trabalhadoras e trabalhadores do Judiciário pela conquista, a direção do Sindjus solicitou novamente ao Tribunal de Justiça (TJRS) que garanta 100%  de progressão a toda categoria. O coordenador-geral, Osvaldir Rodrigues, e o secretário-geral, Fabiano Zalazar protocolaram no Tribunal um novo ofício nesta terça-feira (29) para reforçar o pleito junto à Administração.

No documento, assinado em conjunto com as demais entidades dos servidores do Judiciário (ASJ, Abojeris, Atecjud e Fenajud) foi reiterado o  pedido de progressão de 100% do quadro de servidores e servidoras no processo de avaliação de desempenho iminente, cujos resultados devem ser divulgados no início de setembro, pendentes apenas de decisão dos recursos interpostos pelos servidores à Comissão de Movimentação de Gestão de Pessoal, segundo informado pelo DIGEP.

Relatório mostra que os servidores da Justiça Gaúcha são os mais produtivos do país

Um dos dados que chama a atenção no relatório apresentado pelo CNJ diz respeito à carga de trabalho per capita de servidores e magistrados. Os servidores do Judiciário estadual, que não recebem gratificação de acervo, ocupam a primeira colocação entre todos os tribunais estaduais do país nesse quesito, enquanto os magistrados ocupam a terceira colocação no ranking nacional. Ou seja, os servidores e as servidoras do TJRS trabalham mais e ganham menos, e não têm a valorização justa e merecida.

“Essa posição é mantida há mais de uma década com muito esforço, mesmo com anos de defasagem remuneratória e déficit de servidores, o que explicita a eficiência das trabalhadoras e trabalhadores do Judiciário. Assegurar a progressão a todos que estiverem aptos é o mínimo para reconhecer a importância dos trabalhadores nesta liderança”, pontuou o coordenador geral Osvaldir Rodrigues.

Mesmo sendo os mais eficientes e produtivos do país de acordo com o CNJ, servidoras e servidores gaúchos ocupam o 15º lugar no que tange aos vencimentos básicos dos cargos de nível médio (Técnico Judiciário A1, R$ 4.091,91) e o 7º lugar entre os cargos de Nível Superior (Analista A1, R$ 7.794,14), conforme a lista abaixo (dados do Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos – Dieese):

Para a direção sindical, os dados reforçam ainda mais a necessidade de valorização urgente, sendo a progressão de 100% do quadro um reconhecimento a essa dedicação. “Se não recuperarmos urgentemente os salários dos nossos trabalhadores, teremos cada vez maior evasão de servidores e servidoras para outros concursos e para a iniciativa privada, o que irá prejudicar ainda mais a população na prestação dos serviços”, refere o secretário-geral Fabiano Zalazar.