Filiado a
Filiado a Fenajud

Na live do dia 19 de junho, debateremos questões relevantes relacionadas à nova realidade de trabalho imposta aos servidores no contexto da pandemia. O teletrabalho não era uma realidade concreta no Poder Judiciário estadual antes da pandemia, e muitos trabalhadores não estavam preparados para assimilar a nova modalidade, que tem pontos positivos e outros que preocupam. Analisar a evolução tecnológica no contexto laboral e seus desdobramentos na saúde e na vida da classe trabalhadora é uma obrigação.

Receberemos o psicólogo Arthur Lobato e a diretora do Sintrajufe RS Arlene Barcellos.

O Dr. Lobato atua principalmente nos temas: Saúde do Trabalhador; Combate ao Assédio Moral. Membro da equipe do site www.assediomoral.org coordenado pela Dra. Margarida Barreto. Membro da Rede Iberoamericana de direitos humanos, combate ao assédio laboral e outras violências no trabalho. Pesquisador CNPQ. Membro do Grupo de Estudos em Psicologia e Direitos Sociais: mecanismos de proteção legal sobre a saúde mental do trabalhador do Judiciario Federal/Faculdade de Direito da UFMG/PRUNART. Coordenador da Comissão de Combate ao Assédio Moral SERJUSMIG e do Plantão Sindical de Atendimento às Vítimas de Assédio Moral (2007- 2016). Coordenador Departamento Saúde e Combate ao Assédio Moral SITRAEMG-MG (2008-2009) (2015-2020). Diretor de saúde e vice presidente SJPMG (2005-2011) e diretor executivo FENAJ (2007- 2010). Participou como palestrante no Fórum Social Mundial, 2009, congressos e seminarios em Minas Gerais, Ceara, Para, Bahia, Goias, Rio de Janeiro, São Paulo(CRP 06), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), São Luís (MA), Cuiaba (TRT/MT), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE). Colaboração na redação do projeto da Lei Complementar 116/2011 – Combate ao assédio moral no serviço público junto à intersindical do serviço público. Ministrou curso de Combate ao assédio moral na Escola Superior da Magistratura para juízes e desembargadores, AJURIS, SINDJUS, Porto Alegre, RS, 2015. 16º Congresso de Medicina do Trabalho da ANAMT- Associação Nacional de Medicina do Trabalho, Foz do Iguaçu, Parana, 2016. Participação nos Congressos Internacionais sobre Assédio Moral Rio de Janeiro/Brasil, (2010), Buenos Aires/Argentina (2010 e 2013), Cidade do México (2011), Florianópolis/Brasil (2015), Colômbia (2017), Cuba (2019). XI Seminario do Trabalho da Unesp: O futuro do trabalho no Século XXI. I, II, III, IV Seminario Catarinense de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho / I Congresso sobre Riscos Psicossociais e saúde nas organizações do Trabalho – FLORIANÓPOLIS/SC. II Congresso Ibero-Americano: Cooperação Judicial Internacional – Lisboa e Coimbra Portugal /Apresentação de trabalho (2019). Encontro Nacional CNJ Saúde do Servidor I e II (2019). Membro do Comitê Gestor de Saúde do TRT/MG e TRE/MG

Arlene Barcellos é servidora aposentada da Justiça do Trabalho do RS, militante do movimento feminista e diretora do Sintrajufe RS na atual gestão. Foii professora de jovens adultos no final dos anos 80, trabalhou nas áreas administrativa, judiciária e como instrutora interna na Justiça do trabalho.

Não perca!