Filiado a
Filiado a Fenajud

Sindicatos estiveram acompanhados pela Fenajud na atividade. Ação no Parlamento durou todo o dia com o intuito de dialogar com deputados e deputadas e derrotar a PEC 32/2020. Dirigentes estarão na Câmara dos Deputados para acompanhar votação do relatório substitutivo nesta quinta-feira (16). Pressão vai continuar. Federação convoca mobilização virtual na base. 

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, conhecida também como Reforma Administrativa, será discutida nesta quinta-feira (16/9) na Comissão Especial que trata do tema na Câmara dos Deputados. Porém, uma grande força-tarefa – realizada nesta quarta (15), por sindicatos de todo país, inclusive 18 entidades filiadas à Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) – poderá mudar de vez os rumos da proposta na Casa e derrotar a medida ainda na Comissão. Centenas de trabalhadores e trabalhadoras dialogaram com os deputados e deputadas, apresentaram os prejuízos da proposta e cobraram posicionamento contrário à PEC, que poderá prejudicar todo o serviço público no país.

O trabalho árduo, coordenado pela Fenajud, aconteceu no âmbito do “Ocupa Brasília” e teve início ainda pela manhã com a presença de dezoito delegações formadas pelos sindicatos: SINDJUS/RS, SINJAP; SINDIJUS-PR; SINDJUSTIÇA-GO; SINTAJ-BA; SINTAJ-PB; SINJUR-RO; SINJUSC; SINDJUSTIÇA-CE; SINDIJUS-MS; SINDIJUS-SE; SINDJUD-PE; SERJUSMIG; SINDJU-PA; SINJUS-MG; SINDJUSTICA-RN; SINDIJUDICIÁRIO-ES; e SERJAL.  O grupo se reuniu inicialmente no Espaço do Servidor, na Esplanada dos Ministérios, às 9h, onde definiram o trabalho de corpo a corpo contra a reforma administrativa.

Após tratativas, as comitivas saíram rumo ao Congresso onde visitaram os gabinetes dos deputados e deputadas de seus estados. Cerca de 210 escritórios políticos foram requisitados pelos dirigentes. Onde não havia deputados ou deputadas os dirigentes sindicais protocolizaram ofícios sobre a proposta e os prejuízos que ela trará para o serviço público, caso seja aprovada.

Durante o trabalho ficou claro que os parlamentares começaram a se questionar se vale a pena votar e aprovar a PEC, que é considerada uma proposta impopular e desastrosa, além de ser um verdadeiro desmonte – de forma irresponsável – do Estado. A ação dos sindicatos foi elogiada por deputados e deputadas da oposição, que apontaram o desconforto gerado em determinados grupos políticos, que agem apenas em defesa do capital.

Após um longo período de trabalho junto aos parlamentares, o grupo tentou assistir à sessão da Comissão Especial, onde a PEC 32 seria debatida, mas foram impedidos de entrar no plenário. Inconformados, o grupo iniciou uma manifestação no corredor da Casa e passou a negociar e a cobrar a presença das entidades sindicais e representativas, dos servidores e das servidoras na Comissão. Não houve retorno positivo, com isso as centrais, confederações, federações e sindicatos se uniram em um plenário ao lado, onde ecoaram palavras de ordem e de protesto contra a PEC 32.

A Fenajud soube que o relator da reforma administrativa, deputado Arthur Oliveira Maia (DEM-BA), ainda negocia mudanças com parlamentares para garantir a aprovação da proposta na comissão especial que a discute. O texto substitutivo foi entregue na noite de hoje.

Mobilização virtual 

Algumas entidades receberam a informação de que o governo federal e governistas não contam com os 308 votos necessários para aprovação da PEC 32 no Plenário. Diante disso, o Sindjus e a Fenajud chamam a base sindical para ações virtuais contra a PEC32.

Veja no nosso site diferentes formas de mobilização:

Mobilização presencial 

A mobilização no Congresso continua nesta quinta, 16 de setembro. As entidades irão se reunir na entrada do Anexo 2, da Câmara dos Deputados, às 9h. O trabalho de corpo a corpo continuará e o objetivo é “enterrar” de vez a PEC 32/2020.