Os coletivos do Sindjus – Coletivo pela Igualdade Racial do Sindjus (CIRS), Coletivo de Mulheres Não Me Calo e Coletivo Diversa, manifestam profunda revolta e repúdio diante das recentes e inaceitáveis ameaças de estupro direcionadas à deputada federal Daiana Santos (PCdoB), uma incansável parceira de lutas da nossa categoria.

Nos últimos anos, junto com a ascensão e derrocada da extrema direita no poder, vivenciamos momentos alarmantes de intensificação da violência política, racial, de gênero e orientação sexual. Neste sentido, não podemos, em hipótese alguma, tolerar ou minimizar tais atos que atingem a essência da dignidade e dos direitos humanos.

No mês da visibilidade lésbica, prestamos nossa solidariedade à deputada Daiana e a todas as demais deputadas federais que têm sido alvo de sucessivos e constantes atos de intimidação e ameaças, justamente pela coragem de fazer o enfrentamento político e a luta por um país mais justo, livre do racismo, da misoginia e lgbtfobia.

Parlamentares cujas vozes representam milhares de mulheres, de pessoas negras e indígenas, das comunidades LGBTQIAP+ e de todos aqueles que lutam por justiça social e equidade. Vozes que não serão silenciadas por táticas fascistas de intimidação da extrema direita.

Exigimos das autoridades competentes uma apuração rigorosa e responsabilização das ameaças proferidas. É fundamental que medidas efetivas sejam tomadas para garantir a integridade física, mental e emocional das deputadas que sofrem a violência política  de gênero.

Tentar calar a voz da deputada Daiana é tentar calar as nossas vozes. Seguiremos firmes em nossa luta e conscientes daquilo que eles mais temem: a nossa força coletiva.

Basta de ameaças! Basta de violência!

Sindjus/RS
Coletivo pela Igualdade Racial do Sindjus (CIRS)
Coletivo de Mulheres Não Me Calo
Coletivo Diversa