SindjusRS, SimpeRS, Sindpers e CEAPE realizaram, na noite de quarta-feira (15) a Live Pré-Plenária Virtual – “Combate ao Covid-19 e seus efeitos”. A transmissão contou com a presença de dirigentes das quatro entidades, que apresentaram as questões a serem discutidas na Plenária e reforçaram a importância da participação dos servidores das quatro categorias no evento. Entre os temas da Plenária conjunta, estão a discussão da conjuntura nacional e estadual em meio à pandemia de Covid-19 e a construção de um manifesto de defesa do serviço e dos servidores públicos.
O coordenador-geral do Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Sindpers), Thomas Vieira, abriu a transmissão explicando que a ideia da Plenária é “dar um panorama geral sobre o que está acontecendo em termos de saúde e sobre o orçamento das Instituições e do estado. Além de discutir a pressão que está sendo feita sobre os vencimentos dos servidores públicos”. Na mesma linha, o presidente do Sindicato de Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (CEAPE), Josué Martins, esclareceu que as entidades já vêm atuando conjuntamente: “a ideia é formar um fórum permanente de discussão das questões conjuntas” e lembra que “o grupo nasce a partir da discussão das ADIs que estão em discussão no Supremo Tribunal Federal e que pretendem desconstituir dois reajustes concedidos aos servidores”.
Em sua fala de abertura, o presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Rio Grande do Sul (SIMPE-RS), Jodar Pedroso Prates, convidou os servidores do MPRS a participarem da Plenária: “convidamos os colegas a participarem desse momento inédito, onde trataremos de questões imediatas e também para os próximos anos”. Ele também explicou que “a ideia é trazer duas pessoas que têm um bom conhecimento de orçamento e finanças em nível federal e em nível estadual”. O coordenador-geral do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (Sindjus/RS), Fabiano Zalazar, reforçou que “nesse momento que estamos vivendo, de acentuamento dos ataques aos trabalhadores, é imprescindível essa união entre as categorias e a Plenária é um passo importante na nossa mobilização”.
A pauta da Plenária Virtual – “Combate ao Covid-19 e seus efeitos”, será:
  • Análise da conjuntura nacional, com o economista Plínio de Arruda Sampaio Jr.;
  • Análise da conjuntura estadual, com Jorge Ritter, diretor do Sindifisco/RS;
  • Pandemia e a defesa da autonomia política e financeira das Instituições;
  • Compra de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e continuidade da quarentena e do isolamento social;
  • Espaço para intervenções; e
  • Aprovação de manifesto de defesa do serviço e dos servidores públicos.
O presidente do SIMPE-RS, também destacou que a finalidade da plenária não é apenas discutir a conjuntura, mas também discutir soluções: “também mostrar que não há necessidade de atacar os duodécimos, por exemplo”. Ele lembra que, “na Câmara houve a tentativa de editar normas estruturantes, em um momento de emergência, com o Plano Mansueto. Vamos tentar evitar isso aqui no estado também. Já há movimento de deputados estaduais querendo reeditar a PEC do duodécimo, mas nós entendemos que não é o momento agora, porque é uma medida estruturante e o momento não requer medidas estruturantes, que não terão um impacto imediato, que é o que realmente nós precisamos. Precisamos propor soluções como entidades, como servidores públicos, fazendo a nossa parte de propor ideias pro estado para financiar o combate à pandemia. Vamos discutir o nosso futuro como servidores públicos e também como sociedade”.
A Plenária Virtual será realizada na sexta-feira (17), às 15. Para participar, acesse: https://simpe.rs/plenaria.

Fonte: SIMPERS