Filiado a
Filiado a Fenajud

O Coletivo de Mulheres Não Me Calo recebeu, nesta sexta-feira (10/6), a deputada federal Maria do Rosário e a vereadora de Taquara Mônica Facio para uma roda de conversa sobre as mulheres na política e os desafios enfrentados.

A conversa teve como destaque a importância da luta coletiva, além de momentos para perguntas, relatos e trocas de experiências sobre a luta das mulheres para garantirem vez e voz nos espaços políticos. 

Neste sentido, a deputada Maria do Rosário, destacou que, no seu entendimento, o papel dos mandatos é se expandirem e participarem das diversas frentes de lutas coletivas, dando visibilidade para as pautas relevantes dentro do Parlamento. “Democracia e constituição não podem ser apenas palavras ditas”, afirmou, destacando que estar nestes espaços não pode significar aderir a uma instituição hierarquizada. 

Já a vereadora Mônica Facio fez um relato da dissertação de mestrado sobre o projeto “Meninas Cidadãs”, realizado em Taquara, e que ocorre no contraturno escolar, proporcionando tenham acesso à atividades com psicólogas e psicopedagogas, recebendo orientações sobre temas como o ciclo da violência doméstica e a cultura do estupro.

Ela destacou também a importância da luta coletiva das mulheres: “Às vezes a gente tem lugar de fala, mas não de escuta. Para nossa potência nesses espaços é fundamental ter outras mulheres conosco”, afirmou.