Filiado a

O desembargador Eduardo Uhlein foi eleito presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) para o biênio 2026/2028 com 80 votos. O resultado foi anunciado na tarde desta segunda-feira (24/11). Uhlein disputou a Presidência representando a oposição. 

Na sequência, por aclamação, foi eleita o restante da chapa composta por: o 1º vice-presidente, Cláudio Luís Martinewski; a 2ª vice-presidente, Rosane Bordasch; a 3ª vice-presidente, Ana Paula Dalbosco; e o corregedor-geral de Justiça, Ricardo Pippi Schmidt.

O desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, que também concorria à presidência da Corte, conquistou 80 votos, a votação foi a mesma recebida por Uhlein. Desta forma, com base no Art. 81 do Regimento Interno do TJRS, Uhlein foi eleito pelo critério de antiguidade. 

Em novembro, a direção do Sindjus entrevistou as duas candidaturas que concorriam na eleição do TJRS. Reveja os compromissos assumidos com a categoria pelo presidente eleito Eduardo Uhlein: https://youtu.be/J4dNuWRJKKk.

A posse da nova gestão tradicionalmente é realizada na primeira quinzena de fevereiro.

Órgão Especial

Na sequência, foram eleitos 12 desembargadores para compor o Órgão Especial, que é formado por 25 membros, sendo os demais cargos ocupados por 13 membros natos/antiguidade, além dos cinco integrantes da Administração eleita.