A última sexta-feira (2) foi marcada por intensas reuniões nos coletivos que o Sindjus integra na luta contra o processo de desmonte do Estado, em especial contra a reforma administrativa que pretende promover o fim dos serviços públicos.

Pela manhã, dirigentes do Sindjus participaram do 1º Encontro Regional das Centrais Sindicais da Região Sul, que contou com representantes da CTB, Conlutas, CUT, Pública, Força Sindical e Intersindical e diversas entidades sindicais e associativas independentes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Com mais de uma centena de participantes, a atividade teve por objetivo traçar estratégias de luta contra a reforma administrativa. Na ocasião, os técnicos Clemente Lúcio, do Diap, e André Santos, do Dieese, apresentaram um panorama da correlação de forças no Congresso Nacional e uma proposta de ação unificada e coesa das centrais e do movimento sindical para o período que, com a gravidade da ameaça aos direitos sociais e fundamentais, é considerado pelos movimentos como o mais difícil da história para toda a classe trabalhadora.

No mesmo dia, diretores do Sindjus/RS acompanharam a reunião da Frente dos Servidores Públicos do RS (FSP/RS), para a organização coletiva do #3J, mobilização que acontecerá neste sábado em várias cidades do país. A expectativa é que, a exemplo dos atos anteriores,  milhares de pessoas ocupem as ruas para denunciar “a política genocida do governo Bolsonaro, as privatizações e a reforma administrativa que irá destruir os serviços públicos”, destacou o coordenador-geral do Sindjus/RS, Fabiano Zalazar. O dirigente pontuou que o encontro serviu para debater “novas estratégias na construção da unidade e das lutas em todas as frentes: nas redes, no Parlamento, mas sobretudo nas ruas,verdadeiramente onde poderemos mudar o processo de destruição social em que vivemos”.

Organizadores das mobilizações contabilizaram atos em mais de 400 cidades brasileiras no dia 19 de junho. O ato deste sábado em Porto Alegre terá início a partir das 15h em frente à Prefeitura, no centro da cidade.