Dirigentes se do Sindjus/RS, juntos com dirigentes de outros dez sindicatos e quatro centrais sindicais, reuniram-se para debater a necessidade de apoio à candidatura de Lula no 2º turno das eleições presidenciais. A reunião, que debateu a importância da defesa da candidatura do ex-presidente, foi realizada na última sexta-feira (7/10), organizada pela Frente dos Servidores Públicos do RS (FSP/RS) e pelo Comitê dos Servidores Públicos em Apoio a Lula.

No encontro, a posição dos sindicalistas foi uníssona em relação à preocupação com os ataques à democracia, ao estado de direito e aos serviços públicos que a reeleição de Bolsonaro representaria.

Os dirigentes presentes no encontro, tanto dos sindicatos quanto das centrais sindicais, entendem que eleger Lula Presidente representa a retomada do estado de bem estar social, com respeito à democracia e consequente valorização dos serviços e dos servidores públicos.

Os dirigentes também debateram que somente a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva pode frear o avanço da Reforma Administrativa (PEC 32), que a cada dia ganha mais manifestações favoráveis do governo Bolsonaro, haja vista as recentes falas do aliado do governo e presidente do Congresso , deputado Arthur Lira (PP/AL), a respeito da retomada urgente da tramitação da proposta, que representa a destruição dos serviços públicos. Diante deste cenário é essencial impedir a reeleição de Bolsonaro. Além disso, outros temas essenciais estão em jogo, como os ataques e cortes de recursos da educação e da ciência, enquanto são destinados milhões de reais para o orçamento secreto.

“É preciso alertar as nossas categorias e bases sindicais da importância do voto no segundo turno das eleições. O que está em jogo é o futuro da democracia e das nossas carreiras como servidoras e servidores públicos”, ressaltou o secretário-geral do Sindjus, Fabiano Zalazar.

Os sindicalistas também deliberaram a organização de atividades conjuntas de esclarecimento às bases sobre os riscos da Reforma Administrativa, como ocorreu entre os anos de 2020 e 2021, quando com muita luta foi possível barrar a PEC 32.

Participaram da reunião os dirigentes das seguintes entidades: Sindjus/RS, Sintrajufe, Sintergs, Simpe, Sindicaixa, CPERS, Afocefe Sindicato, Sindiserf, SindisPGE, Assufgrs, Senergisul, CUT/RS, CTB, Intersindical e CSP Conlutas.