Filiado a

O Sindjus participou, nesta sexta-feira (3/10), de reunião do Comitê de Relações Institucionais do Tribunal de Justiça do RS, presidido pelo desembargador Cairo Roberto Rodrigues Madruga, para tratar da tramitação da proposta de revisão do plano de carreira das servidoras e servidores do Judiciário gaúcho, que tramita na Assembleia Legislativa como PL 325/2025 e aguarda parecer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Representando a entidade, o Coordenador-Geral Osvaldir Rodrigues e o Diretor de Comunicação Marco Velleda destacaram o trabalho permanente do sindicato em defesa da categoria. “Estamos atentos a cada movimento, conversando com todas as bancadas para garantir que o debate avance e que não haja prejuízos à categoria”, afirmou Osvaldir Rodrigues.

Velleda também pontuou a importância de a Administração divulgar imediatamente os resultados das progressões funcionais. Segundo ele, a categoria aguarda desde maio uma definição, sendo que a previsão orçamentária já está assegurada para este ano e não possui relação direta com a revisão do plano de carreira.

Durante a reunião, a Administração do Tribunal assumiu o compromisso de apoiar a mobilização das servidoras e servidores pela aprovação da proposta.

Na sequência, o desembargador Cairo Roberto Rodrigues Madruga informou que a Administração já realizou reunião com o relator da matéria na Assembleia Legislativa, deputado Professor Bonatto (PSDB), com o objetivo de “limpar o campo” para a votação ainda em 2025. Ele ressaltou que, caso o projeto não seja apreciado neste ano, outros projetos prioritários também podem ficar comprometidos.

Próximos passos

  • 14 de outubro – previsão de votação do relatório da matéria na Assembleia Legislativa.
  • 6 de outubro – reunião das entidades com o deputado Professor Bonatto (PSDB), relator do PL 325 na CCJ.