A comarca de Erechim foi a sede do Encontro Regional do NAP da Região Planalto no dia 14 de maio, reunindo aposentadas e aposentados de diversos municípios. As atividades são realizadas desde 2023 com o objetivo de ouvir as reivindicações, organizar a luta da categoria e realizar formações.
Na abertura, as coordenadoras do NAP, Iara Besestil e Márcia Ferro, apresentaram alguns detalhes do funcionamento e objetivos do Núcleo e a importância da unidade para avançar em benefícios que avancem em direitos dos aposentados e aposentadas, como o fim da contribuição previdenciária após aposentadoria e também auxílios que compensem as perdas salariais.
Sindicalismo
Em um bate-papo com a categoria, os diretores Osvaldir Rodrigues e Marco Velleda resgataram alguns pontos da constituição histórica do sindicato, do papel do Sindjus e além da diferença entre política e política partidária. “Qual a pauta do momento? O tarifaço do Trump. Mas isso não tem nenhuma relação contigo? Tem sim, porque isso vai ter impacto aqui do lado, na produção de soja e na economia do nosso estado, que será um dos mais prejudicados”, apontou Velleda.
Luta pelos aposentados
Na parte da tarde, as coordenadoras do NAP conduziram a conversa explicando algumas das principais reivindicações do Sindjus ao TJRS e que beneficiam os aposentados. Segundo Iara Besestil, um dos temas é a GDI, Gratificação por Desempenho Institucional, que é concedida aos servidores da ativa conforme o selo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Nós, aposentados, temos paridade, portanto temos direito a essa verba. Por isso, ingressamos com uma ação que agora aguarda julgamento de mérito”, apontou
Contribuição previdenciária
A direção do Sindjus e coordenação do NAP detalharam sobre a votação das ADIs da Reforma da Previdência, que está sendo no Supremo Tribunal Federal (STF) e aguarda pedido de vista do ministro Gilmar Mendes. O tema é um dos principais do momento, pois afeta diretamente a saúde financeira das aposentadas e aposentados. “É uma pauta que nós estamos aqui com estilingue tentando derrubar golias”, apontou Velleda, citando que o tema envolve muitos interesses.
Encontro Estadual
Durante a atividade, a direção do Sindjus também anunciou a data do Encontro Estadual do NAP: será entre os dias 4 e 6 de dezembro, em Farroupilha.